Para ser um lojista de sucesso, não basta investir dinheiro num bom ponto, encher o estoque, contratar bons vendedores e esperar os clientes. Afinal, só na cidade de São Paulo, 20 mil comércios faliram no primeiro semestre de 2020. Lógico que a pandemia do novo coronavírus exerceu influência nessa atividade. Mas o vírus chegou aqui em março e esses números, divulgados pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), representam a movimentação até junho. Ou seja, 20 mil varejistas não conseguiram suportar nem 3 meses completos de crise.
E para ser um lojista de sucesso, também não adianta, apenas, comprar uma franquia e contar que a força da marca faça todo o trabalho. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2019 a rede Dia perdeu 319 lojas, a Subway fechou 230 pontos de vendas e a BR Mania ficou 50 unidades menor. As franqueadoras transferem conhecimento e estratégias para o franqueado, mas se ele não estiver preparado para comandar a unidade, as chances de fracasso são bem grandes.
Então, como ser um lojista de sucesso? O que faz a diferença? Quais características o empreendedor precisa ter para vencer no comércio? É o que vou demostrar a partir de agora! Vou explicar as 5 principais características de um varejista de sucesso. Se ao fim da leitura você ainda tiver dúvidas, pode clicar aqui e enviar a sua pergunta.
Lojista de sucesso: é necessário ter sangue frio e paciência!
A primeira característica essencial de um lojista de sucesso não é técnica, e sim comportamental. O empreendedor deve ser capaz de permanecer calmo diante de crises, e de ter a paciência de esperar a situação melhorar.
O comércio é o setor que mais rapidamente sente os efeitos de qualquer turbulência econômica, política, cultural ou esportiva. A pandemia mostrou isso claramente: com a clientela em casa, as vendas despencaram. Mas tudo interfere nos resultados: inflação, desemprego, queda no poder de consumo, eleições, oscilações na temperatura, derrotas no futebol.
Você tem uma loja de moda praia e chove o verão inteiro? O prejuízo é certo!
Você enche o estoque de produtos verde e amarelo e o Brasil é eliminado na primeira fase da copa do mundo? Mais prejuízo!
Portanto, para ser um lojista de sucesso, aprenda a manter a calma, a reagir rápido em momentos difíceis e a entender que tudo passa.
Fique de olho no mercado e busque inovações!
Um lojista de sucesso deve, ainda, ser curioso. O seu mundo não pode ficar restrito às paredes da loja. Não… é preciso observar o que está acontecendo no mercado. É necessário estar atento ao que pode interferir na lucratividade do negócio.
Acabei de dar um exemplo sobre a loja de moda praia que teve prejuízo com a chuva. Será que observando às previsões e assinando um serviço de informações meteorológicas o comerciante não poderia ter tomado uma decisão diferente em relação ao estoque? O prejuízo teria sido menor.
Isso também vale para o comerciante dos materiais esportivos. O técnico da seleção era contestado, o time vinha jogando mal os amistosos preparatórios, o craque se lesionou… não dava para imaginar que a campanha na copa do mundo seria ruim?
O lojista de sucesso é muito bem informado. E também busca, permanentemente, por novidades. Procura inovações em produtos, em softwares de gestão, em estratégias de venda, em visual merchandising… em tudo!
Lojista de sucesso: receitas e custos sempre sob controle!
Como ter sucesso como empreendedor no varejo sem acompanhar de perto os custos e as receitas? Impossível. Se as duas características anteriores eram mais comportamentais, essa é essencialmente técnica. O lojista deve ter facilidade de lidar com os números. Mais do que isso: deve gostar dos números tanto quanto adora uma picanha maturada, um sorvete de chocolate ou um dia ensolarado na praia!
Se você é daqueles que odeiam matemática e perdem a paciência fazendo cálculos, talvez o comércio não seja a sua melhor escolha profissional!
Conheço uma grande empresária, uma das mais bem sucedidas do Brasil, que orienta os compradores da sua rede de lojas a discutirem centavos na negociação com os fornecedores. Digamos que uma TV custa R$ 1.912,37. A rede varejista oferece R$ 1.912,07. Parece mesquinharia, mas multiplique 30 centavos por milhares de aparelhos de TV. E coloque 30 centavos de desconto em todos os outros itens que abastecem as lojas. Em um ano, é uma pequena fortuna!
Economia em gastos significa resultados positivo nos lucros. Também permite aumentar a competitividade, podendo oferecer um preço mais atrativo para o consumidor. Portanto, fique de olho em cada custo. E também observe a receita sob vários ângulos: o total de dinheiro que entrou na loja, o total dividido por categoria de produtos, o total dividido por produto específico, o total em relação ao período do dia, ou ao dia da semana, ou ao dia do mês.
Sucesso é resultado de matemática pura. Quem tem todos esses dados disponíveis, consegue tomar decisões muito melhores.
Não faça apenas o que todos fazem: seja diferente!
Você já parou para pensar que o concorrente pode ser um dos principais aliados do lojista de sucesso? Se o adversário for observado atentamente, é possível, primeiro, copiar o que ele está fazendo certo. Mas, principalmente, é viável adotar estratégias para se diferenciar!
Voltando um pouco para a base do conhecimento sobre o comércio, um dos principais erros do lojista inexperiente é se instalar num ponto de venda afastado da concorrência. “Aqui eu terei o interesse exclusivo dos clientes”, comemora. É um engano terrível. Na verdade, a loja poderá ficar vazia.
Os consumidores gostam de ter opções, e quando vão às compras, preferem uma região com várias lojas do mesmo segmento. Os shoppings centers estão aí para provar a você que não estou mentindo. O cliente vai entrar em todas as lojas até tomar a decisão de compra.
Mas não basta ser diferente do concorrente. É necessário ser diferente PARA MELHOR. Melhor atendimento, melhor produto, melhor preço, melhor condição de pagamento, melhor ambientação. É assim que se conquista e se fideliza o consumidor.
Lojista de sucesso gosta de aprender!
A quinta e última característica de um lojista de sucesso é o gosto pelo aprendizado. Ele sabe que o comércio é dinâmico, que tudo muda muito rápido, e procura absorver lições de pessoas mais experientes. O lojista de sucesso sempre reserva um tempo em sua agenda para buscar conhecimento.
E nisso, eu posso ajudar. Sou especialista em vendas e em estratégia empresarial e tenho mais de 20 lojas de diversas franquias. Clique aqui para conhecer a minha história.
Nos últimos anos, tenho me dedicado, também, a transmitir todo esse conhecimento acumulado por meio de palestras, treinamentos e consultorias para lojistas. Se você precisa melhorar urgentemente os resultados do seu negócio, clique aqui e vamos conversar!
Aproveite e leia os outros artigos aqui do blog, com dicas interessantes para qualquer empreendedor varejista. Por exemplo: aprenda a usar estratégias digitais para alavancar as vendas da loja física!
Até mais!
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