Todo empreendedor vive tentando descobrir como atrair clientes. A prospecção é a parte mais importante da rotina empresarial. Afinal, sem clientes, não há negócios. Não existe venda. Não entra dinheiro.
Se eu fosse te sugerir um mantra para repetir mentalmente várias vezes ao dia, seria: “cliente, cliente, cliente”.
Se eu fosse sugerir que você, lojista, rezasse pela saúde de alguém, seria pela do seu cliente.
Aliás, seu eu fosse indicar um santo para que você acendesse uma vela, seria São Miguel Arcanjo, o protetor das VENDAS.
Ter fé é importante, seja lá qual for sua crença. Mas como o mundo espiritual costuma demorar um pouquinho para “abrir os caminhos” e nem sempre dá para esperar que um especialista no além “traga o cliente amado de volta em 7 dias”, vou mesmo é dar dicas bem concretas e materiais para movimentar o seu comércio.
Leia o artigo de hoje com atenção e, se tiver dúvidas e quiser conversar especificamente sobre uma consultoria para o seu negócio, clique aqui e envie sua mensagem.
Como atrair clientes: todo dia é dia dele, o seu consumidor!
Recentemente, em 15 de setembro, celebramos o Dia do Cliente. E centenas de milhares de lojas publicaram homenagens em suas redes sociais. Esse reconhecimento público da importância do consumidor é legal, mas insuficiente.
TODO DIA tem que ser DIA DO CLIENTE!!!
Você precisa entender que não basta valorizá-lo apenas uma vez por ano.
Seu cliente merece atenção especial sempre. Todo atendimento presencial deve ter qualidade. Seus vendedores precisam ser treinados na arte do envolvimento, da empatia, da gentileza, da proatividade, da atenção aos detalhes.
Devem conseguir radiografar o consumidor assim que ele entra no seu negócio: é alguém que deseja um atendimento mais próximo ou prefere olhar os produtos sozinho, sem ser importunado? É alguém decidido, procurando algo específico, ou está olhando tudo, perdido, precisando de orientação?
Invista na qualificação do atendimento. Aliás, eu posso te ajudar especialmente com isso. Dou treinamentos online e presenciais para a força de Vendas. Se quiser entender os detalhes desse trabalho, clique aqui e envie uma mensagem para falar comigo.
Mas como levar o cliente para a loja?
A pandemia do novo coronavírus parece estar perto do fim. A quantidade de casos e de internações cai todas as semanas, ao mesmo tempo em que a vacinação avança. 65% dos brasileiros já tomaram a primeira dose e quase 40% estão totalmente imunizados, de acordo com dados do consórcio de veículos de imprensa, apurados junto às secretarias estaduais de saúde.
Naturalmente, os clientes estão retornando, aos poucos, à rotina que tinham antes da pandemia. Minhas lojas, por exemplo, têm registrado um fluxo maior de consumidores dia após dia. Tanto as lojas de rua quanto as localizadas em shoppings centers, e de todas as franquias com que trabalho: Arezzo, Lupo e Pandora. Portanto, não é um movimento isolado, e sim uma força coletiva que beneficia todos os tipos de comércio.
Só que, em minhas lojas, não ficamos esperando que o cliente, por vontade própria, retornasse. Apesar de muitas pessoas estarem ansiosas para comprar presencialmente, outras nem sabem que as restrições para o comércio terminaram. Tem gente, esgotada com tanta confusão, que nem acompanha mais o noticiário.
É você, lojista, que precisa fazer o alerta. Como atrair clientes de volta? Qual a melhor maneira de fazer isso? Calma, que já vou explicar!
Como atrair clientes: convoque seus clientes fiéis!
Se você acompanha minhas redes sociais, viu que, há alguns dias, eu publiquei um post com essas dicas. Mas, aqui, com mais espaço, vou detalhar o assunto, ok?
Como atrair clientes se as receitas foram esgotadas durante a pandemia?
Bem, você não precisa de verba alguma para pegar o telefone e ligar para seus clientes fiéis. Certamente, você tem aí um cadastro com nome, e-mail, telefone e endereço de quem costumava comprar com frequência na loja. Faça uso disso.
Dê um telefonema! Avise que, como as restrições ao comércio foram extintas, sua loja preparou promoções, renovou o estoque e conta com a visita desse cliente especial.
Você não faz ideia de como as pessoas ficam felizes com esse tipo de tratamento. ATENÇÃO: não estou falando para fazer telemarketing, para ligar oferecendo um produto específico com um desconto X. A ideia é simplesmente dar uma aviso, mostrar ao cliente que ele é especial, bem-vindo e, mais do que isso, aguardado com muita expectativa.
Para os consumidores que não eram tão próximos ou frequentes, ou se você não se sentir à vontade para telefonar, use a mesma estratégia, só que em mensagens de WhatsApp ou na boa e velha – mas ainda eficiente – carta. Pode ser aquela carta no formato tradicional ou por e-mail. O importante é entrar em contato, ser gentil, mostrar interesse e fazer o convite.
Mas reforço que entre telefonema, WhatsApp e carta/e-mail, a primeira opção é a que dá mais resultado. Testei todas em minhas lojas e te garanto que os clientes estão prontos para receber sua ligação e, dias depois, visitar seu comércio e fazer compras. Experimente! E depois volte aqui e mande uma mensagem contando os resultados que obteve com essa estratégia.
Eu posso treinar sua Força de Vendas para encantar seus clientes!
Eu sou especialista em varejo. Atuo como empreendedor, sou franqueado multimarcas com quase 30 lojas, e como consultor, ensino para a Força de Vendas de diversos negócios do varejo as técnicas para encantar a clientela, fechar mais negócios e aumentar a lucratividade.
Aqui no blog, costumo dar algumas dicas bem eficientes sobre tudo isso. Mas é claro que em uma palestra virtual ou presencial, com mais tempo e proximidade, e conhecendo especificamente o seu problema, consigo dar sugestões mais precisas para a realidade do seu negócio.
Clique aqui e saiba como funciona a minha palestra online ou presencial para a força de Vendas.
Você não vai se arrepender!
E se quiser conversar comigo e tirar qualquer dúvida, não se envergonhe. Estou disponível para ajudar! É só clicar aqui!
Até a próxima!
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