calendário de moda

Calendário de moda: sua loja já está preparada para o Dia dos Namorados?

Já deu uma conferida nas datas promocionais do calendário de moda de 2022? Junho está cada vez mais perto e se ainda não começou a planejar suas ações para aproveitar o Dia dos Namorados, você está atrasado. Mas calma que ainda dá tempo! Para todo lojista, é muito importante se antecipar às datas comemorativas, pensando em estratégias que ajudem a alavancar as vendas. Para te ajudar, resolvi elencar aqui as principais datas, trazendo algumas sugestões.

Antes de tudo, que tal conversarmos um pouco sobre o Dia dos Namorados de 2022?

Essa data sempre foi ótima para o varejo porque é possível vender tanto produtos para mulheres quanto para homens, para jovens e idosos, para casais recentes e antigos… o público é bem amplo.

O primeiro ano de pandemia da Covid-19 acabou fazendo com que o número de casamentos caísse 25% em comparação ao ano de 2019, sendo que apenas 757 mil matrimônios foram registrados, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Só que o baixo número de casamentos não vai impactar no varejo. A falta de matrimônios oficiais não significa falta de noivos ou de namorados. Os casais estão por aí, aos montes, e vão trocar presentes. Todos querem presentear a pessoa amada nesta data especial.

Depois de dois anos de pandemia, essa é a primeira vez que o Dia dos Namorados será comemorado sem restrições. A CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) estima que as vendas devem aumentar 2,5% em relação a 2021, movimentando aproximadamente R$ 1,65 bilhão.

Quer saber como aproveitar bem essa data comemorativa e o restante do calendário? Então leia o artigo atentamente e, se tiver qualquer dúvida, é só clicar aqui e me mandar uma mensagem.

calendário de moda

Calendário de moda: aproveite o Dia dos Namorados!

No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho. E ao contrário de outras datas festivas específicas, como o Dia das Mães, o Dia dos Namorados pode ser aproveitado por todo o varejo.

Não há uma restrição de produtos a serem vendidos. Como o público é amplo, indo desde homens e mulheres, até jovens e idosos, o lojista que souber criar uma estratégia eficiente será capaz de alavancar suas vendas mesmo que venda um produto de nicho, para uma fatia de público muito segmentada.

Mas o que tem mais saída nesta época? Bem, apesar de qualquer produto ter condições de virar um belo e desejado presente, os itens mais vendidos nesta época do ano são conjuntos de brinco com colar, kits de camiseta e calça jeans, calçados, relógios, chocolates e flores.

É uma grande oportunidade para vender roupas, lingeries e joias.

roupas para festa junina

Junho também é o mês das festas juninas!

Falamos bastante sobre o Dia dos Namorados, mas não podemos nos esquecer de que junho também é o mês das bandeirinhas coloridas espalhadas pela cidade.

Na festa junina, dois setores do varejo podem lucrar bastante: o calçadista e o de moda. Os artigos mais procurados nessa época são as camisas xadrez e as botas.

Outra data para não esquecer: o início do inverno. Desenvolva campanhas que divulguem suas roupas mais quentes e pesadas.

Uma segunda ideia é vender acessórios voltados para o Dia do Orgulho LGBTIAP+, em 28 de junho. Que tal mostrar como aquele par de óculos lindo pode ser usado na Parada LGBT?

dia do rock

Calendário de moda: mês de julho!

Em 13 de julho, temos o Dia do Rock, data comemorativa que sua loja pode aproveitar. Você deve compor looks que façam referência ao gênero musical, por exemplo.

Já no Dia dos Avós, em 26 de julho, é quando você destaca o amor das famílias. Não há nada melhor do que presentear aquela pessoa amada e que te carregou no colo, certo? Jogue a ideia nas suas redes sociais para chamar o público.

presentes para o dia dos pais

Invista nas datas promocionais de agosto

No Dia dos Pais, que será comemorado em 14 de agosto, dá para apostar em tudo o que tem a ver com o público masculino: calçados, roupas… até mesmo no look combinando. Imagina que legal pai e filho usando roupas iguais?

E aproveite o dia 15 de julho para focar nas relações de amor-próprio. Já que é Dia dos Solteiros, incentive a pessoa a comprar aquela blusa que está de olho faz semanas. Ou então aquela joia linda que viu na vitrine na última vez em que foi ao shopping.

Quando o mês estiver quase no fim, é a época perfeita para fazer promoções no Dia Internacional da Moda (21 de julho). Por exemplo: na compra de três peças, a próxima tem X% de desconto.

Calendário de moda: o que tem em setembro?

Para o Dia do Irmão, em 5 de setembro, invista nessa relação. Algumas dicas:

– Looks combinando;

– Pulseiras iguais;

– Pingentes que se complementam.

O Dia do Cliente, em 15 de setembro, pode se transformar em uma semana de promoções, assim como na data do consumidor comemorada em março. Dê descontos especiais como: 50% para a pessoa que gastou mais na sua loja no último semestre.

Por fim, não se esqueça de que tem a troca de coleção para a primavera, que começa no dia 21. Coloque na vitrine os produtos e publique nas redes sociais quais são as novidades.

dia das crianças

Outubro é o mês das crianças

Em outubro, o varejista consegue aproveitar três datas: Dia das Crianças (12), Dia dos Professores (15) e Halloween (31).

A criança não precisa ganhar só brinquedos. Ela também pode ser presenteada com roupas e calçados. Assim como os professores podem receber uma lembrancinha: quem sabe um pingente com o símbolo da profissão?

Já no Halloween, sua loja deve focar em peças da época. Invista nas camisetas estampadas!

black friday

Calendário de moda: novembro é sinônimo de Black Friday

A maior data promocional de novembro é o Black Friday, que será no dia 25. Aliás, no ano passado escrevi um artigo sobre isso e você pode ler as dicas clicando aqui.

A maior sugestão para esse dia é ser criativo e fazer promoções. Crie kits especiais misturando suas mercadorias e deixando o preço mais atrativo para o cliente.

Aproveite o mês de dezembro

Dezembro é um mês cheio de oportunidades para o varejista que deseja lucrar. Ele já começa com a troca de estação, que é quando todas as peças de verão finalmente chegam às vitrines.

Ainda tem o Natal e Réveillon. Qualquer loja vai se dar bem no final do ano: de moda, calçados, acessórios…

As pessoas não vão buscar apenas por opções de presentes, mas também por roupas ou sapatos que possam usar nas comemorações.

Ou seja, você consegue acabar o ano da melhor forma possível: faturando bastante!

Calendário de moda: entenda por que se planejar é tão importante!

Datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, são celebradas todos os anos. Não é algo exclusivo que surge em um ano e no seguinte não existe mais. Então o lojista precisa ter em mente o calendário da moda, usando-o como base para toda ação estratégica.

Quando você deixa para se preparar apenas algumas semanas antes, fica mais difícil pensar em algo que vá trazer resultados eficientes. Por isso, o planejamento do lojista deve ser feito com antecedência. De preferência, meses antes.

Para aproveitar o calendário de moda, comece a pensar nas suas ações antes de o próximo ano começar. Você tem 6 meses para se programar para 2023, planejando estratégias de marketing bacanas, produtos que possam ser adquiridos para o estoque e que serão expostos na vitrine…

Talvez esse Dia dos Namorados esteja próximo demais. Não tem problema! Se achar que não consegue se organizar sozinho, venha conversar comigo.

E se quiser minha ajuda para pensar em maneiras de aproveitar o calendário de moda do próximo ano, também me coloco à disposição. Ficarei feliz em dar dicas extras e orientar todo o planejamento!

Para entrar em contato comigo, é só clicar aqui.

consultoria financeira

Consultoria especializada para lojistas de todo o Brasil!

Nem sempre o varejista percebe como é possível lucrar com datas comemorativas, como o Dia dos Namorados. A verdade é que, com a estratégia certa, dá para faturar bastante durante todo o calendário de moda!

Eu sou especialista em Vendas e Estratégia Empresarial e presto consultoria para lojistas de todo o país, ajudando-os a alcançarem os melhores resultados.

Quer receber orientação e entender como aumentar seu faturamento?

É só clicar aqui e me mandar uma mensagem!

Aliás, ofereço ainda uma consultoria especializada em finanças. O objetivo é tirar seu varejo da crise e conduzi-lo de volta aos níveis de vendas pré-pandemia. Clique aqui e veja em detalhes como a consultoria financeira funciona.

Um spoiler: eu estudo os problemas da sua loja, apresento soluções estratégicas eficientes e acabo com suas preocupações financeiras!

Aguardo o seu contato! Até a próxima!

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