Sabe qual é a maior dificuldade ao investir no varejo? Inovar. Fazer diferente. Apresentar algo realmente novo à clientela (não só produtos, mas em atendimento ou em pós-venda, por exemplo). Algumas lojas físicas acabam ficando muito presas ao passado. Ao contrário do e-commerce, que tem encontrado maneiras de chamar a atenção dos clientes e de oferecer experiências de compra mais significativas.
Os dois últimos anos de pandemia não foram fáceis para a economia brasileira. Para o varejo, então, foi ainda mais complicado. Contudo, o e-commerce fez do limão uma limonada, e continuou crescendo.
Só em 2021, o segmento de vendas online alcançou um faturamento de R$ 161 bilhões, um aumento de 27% em comparação a 2020, segundo o relatório divulgado pela Neotrust, uma empresa de soluções de inteligência que trabalha com o mercado digital.
Claro que boa parte deste crescimento ocorreu porque o comércio físico esteve fechado em alguns períodos, enquanto a internet está sempre aberta. Mas não é só isso. Muita gente passou a gostar da experiência de comprar também no online.
Investir no varejo físico é um desafio que pode ser superado se você entender quais técnicas do e-commerce podem ser utilizadas no mundo presencial. É isto que eu vou te ensinar hoje. E já me coloco à sua disposição para conversar ou tirar dúvidas. É só clicar aqui e me mandar uma mensagem!
Investir no varejo: mantenha proximidade com o cliente
A pandemia influenciou muito os hábitos de compra dos consumidores. Mesmo aqueles que não estavam acostumados a adquirir produtos online começaram a se adaptar ao novo cenário. Um dos benefícios que o público enxerga no e-commerce é que ele é onipresente. A loja fica aberta 24 horas. E mesmo quando não dá para conversar com um ser humano para tirar uma dúvida, muitos possuem um robozinho para fazer um primeiro atendimento.
Por isso, na sua loja física, foque na proximidade com o cliente.
Quando uma pessoa decide comprar um tênis, pode fazer isso pela internet, com poucos cliques e sem precisar levantar do sofá. Então por que ela deveria fazer o esforço de sair de casa e ir até a sua loja?
Aí é que entra o primeiro ponto que quero apresentar a você: fique posicionado em um local bem planejado. É como abrir uma farmácia de frente para um hospital. Lugar certo, hora certa.
Sua loja precisa ficar localizada em um ponto que atenda a demanda do cliente. Entenda onde estão seus consumidores e encontre uma maneira de se aproximar deles.
Mas a proximidade com o cliente ainda deve ser feita de outras duas formas: oferecendo um atendimento de qualidade e escutando feedbacks.
O jeito com que o consumidor é recebido ao entrar na loja e a qualidade do atendimento irão decidir se vale a pena, ou não, voltar mais vezes.
Aproveite para proporcionar um atendimento mais personalizado e humanizado, um grande diferencial em relação ao e-commerce.
E nunca deixe de escutar os feedbacks. Sejam positivos ou negativos, ouvir a opinião dos clientes é fundamental para que você compreenda quais pontos precisam de melhoria.
Uma última dica: ao mudar algo na loja por causa de uma sugestão do consumidor, apresente essa renovação para ele. É um método perfeito para mostrar que levou a sério a observação.
Melhore a técnica do “Recomendados para você”
Sabe quando você vê uma camiseta linda no site, coloca no carrinho e, quando vai finalizar a compra, surgem algumas sugestões de itens relacionados? Essa é a famosa estratégia do “Recomendados para você”.
Apesar de ter sido criada pelas lojas físicas, a técnica foi aprimorada e passou a ser bastante explorada pelo e-commerce. Agora, é a vez dos empresários que atuam no varejo físico “tomarem de volta” essa estratégia e terem um mecanismo eficiente de sugestão de produtos.
Atenção: sugerir é diferente de empurrar e forçar a compra daquela mercadoria!
Enquanto atende o cliente, fique observando quais itens ele revela gostar e comece a recomendar peças que componham o look, ou que sejam similares ao que já está sendo comprado.
Assim, você consegue mostrar aos consumidores que a loja está atenta e se importa em oferecer um bom atendimento.
Investir no varejo: aproveite a pressa dos clientes
As lojas físicas possuem uma grande vantagem quando comparadas ao e-commerce: a rapidez para comprar e receber um produto. Se você compra um brinco na loja online, vai ter que esperar ele chegar na sua casa, o que pode demorar…
Só que quando o cliente precisa daquele brinco com urgência, é bem mais simples ir até a loja física. Conseguir aproveitar esses momentos é uma ótima estratégia para o lojista.
Oriente seus vendedores para uma abordagem mais certeira. Eles viram um cliente entrando na loja? Mesmo que ele diga que está “apenas dando uma olhadinha”, é essencial ficar a postos, observando que item a pessoa está procurando para saber o que deve oferecer para concretizar aquela compra.
A primeira impressão é a que fica
Quem nunca deixou de comprar um livro porque a capa era feia e acabou perdendo uma história incrível? Quem nunca deixou de saborear uma comida deliciosa só porque ela não tinha uma aparência bonita?
Situações do tipo acontecem muito porque a primeira impressão é a que fica. Não importa se o livro é bom quando a capa feia. Ou se a comida é gostosa quando sua apresentação é estranha.
Uma loja com layout desorganizado, isto é, com um visual mal planejado, não chama a atenção do consumidor. Muito provavelmente ele vai passar em frente, ver o descaso do empresário com a vitrine, e continuar andando até encontrar um comércio mais atraente. Um bom exemplo do e-commerce que pode ser adotado pelo varejo físico é justamente organizar a loja em categorias. E de colocar em destaque, na vitrine, produtos que despertam mais desejo dos consumidores.
O segredo do sucesso para qualquer loja física é o visual da vitrine. Eu tenho um artigo específico onde disponibilizo algumas dicas de vitrinismo, confira clicando aqui.
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Eu sou Valquírio Cabral Jr. e trabalho no setor de varejo há mais de 30 anos. Atualmente, estou à frente de mais de 20 lojas e sou franqueado multimarcas. Eu posso te orientar sobre como investir corretamente na sua loja ou franquia.
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Até a próxima!
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