As lojas em containers são uma tendência em crescimento no Brasil. Quem poderia imaginar que os modelos de galpões utilizados para armazenamento de grãos ou mesmo depósito se tornariam uma novidade para o segmento varejista?
Com a pandemia da Covid-19, os containers passaram a ser uma alternativa interessante para os lojistas. A praticidade e a mobilidade que eles proporcionam são bastante atrativas na hora de decidir o investimento em um novo ponto de venda. Além, é claro, da economia obtida com a montagem da estrutura.
Pense no caso de uma loja física que não teve o objetivo inicial atingido porque ocorreu um equívoco na escolha do ponto de venda. Você optou por um ponto na rua, e os clientes não apareceram. Ou colocou seu negócio em um shopping, e as vendas não foram suficientes para arcar com os altos custos de aluguel e condomínio. Nos dois casos, você provavelmente teria que fechar a loja. Mas se o seu comércio funciona em um container, basta levá-lo para um novo endereço e recomeçar!
Busco trazer a vocês reflexões sobre os fatores que envolvem o empreendimento nessa nova modalidade de negócio. Será que vale mesmo a pena? Eu estou à frente de mais de 25 lojas no Brasil, todas em espaços físicos em prédios comerciais, na rua ou em shopping centers. Mas o uso de containers é uma hipótese que passo a avaliar com carinho, assim como recomendo a vocês que também passem a analisar. Até porque grandes marcas já estão apostando nesse novo formato com muito sucesso.
E se você quer conhecer outros destaques sobre lojas em containers, leia este artigo até o final. Mas, em caso de dúvidas, você pode enviar uma mensagem para mim. É só clicar aqui.
Lojas em containers: as principais características!
Algumas características importantes indicam motivos para as empresas adotarem os containers. A base do material é aço ou alumínio, com uma capacidade de suportar cargas grandes e pesadas. Utilizados inicialmente no transporte marítimo, as estruturas eram ideais por conta da resistência a diferentes temperaturas e condições atmosféricas.
Portanto, a primeira característica das estruturas modulares é a durabilidade. Ao contrário do prédio, que pode ter problemas causados pela ação do tempo (como infiltrações, rachaduras ou a perda de pintura), os containers suportam diferentes condições climáticas e ficam do mesmo jeito. Sem nenhum dano estrutural!
Agora, abordo com mais detalhes outro tópico importante: a flexibilidade. Você pode levar o container para onde for mais indicado de acordo com a exigência do público. A sua empresa atua no ramo esportivo? Então é possível instalar a estrutura modular próximo a um ginásio poliesportivo, a uma praça ou parque. A franquia vende artigos para a praia ou campo? Nada melhor que ficar próximo de uma rodovia de acesso a esses locais.
Outra característica fundamental na montagem de uma loja em containers é a agilidade. É possível deixar tudo pronto em um espaço de dias ou semanas. Além disso, sua empresa não vai precisar perder tempo com reformas. Isso porque o molde já está pronto. Cabe somente organizar a estrutura interna e a decoração.
Outra particularidade é o impacto visual e inovador que é apresentado ao público. O sistema modular permite maior versatilidade para adaptar um novo estilo para a loja, dependendo da localização. Você pode ter um design mais moderno em centros urbanos ou mais rústico na beira de uma estrada.
As marcas que apostam nas lojas em containers
A expansão de segmentos de mercado faz com que redes conhecidas do varejo busquem os sistemas modulares para ampliar seus negócios. Um dos exemplos é a Chilli Beans. A empresa buscava expandir sua atuação em cidades com até 50 mil habitantes e encontrou nos containers uma forma para alcançar esse horizonte. A estratégia é montar as lojas em um formato de quiosque junto a postos de gasolina. A Chilli Beans espera faturar R$ 1 bilhão em vendas em 2022, abrindo 70 lojas nesse modelo.
A Cacau Show é outro exemplo de investimento em containers. A ideia surgiu há cerca de dois anos e ganhou força com a pandemia de Covid-19. O aumento da abrangência também se consolidou pela abertura de pontos de venda em cidades menores. A franquia já conta com mais de 300 lojas modulares.
Até mesmo os supermercados começam a olhar de forma mais atenta para os containers. O Carrefour tem três lojas funcionando nesse modelo. A maior varejista de alimentos e bebidas do país promete ousar e quer iniciar a atuação em condomínios residenciais ainda este ano.
A Giraffas é outra rede que está ampliando seus negócios com restaurantes em containers. A rapidez para instalação e a possibilidade de ampliar mercados, em especial em cidades menores ligadas ao agronegócio, encaixaram com a proposta de expansão da empresa.
Fique atento às vantagens econômicas do sistema modular
Não adianta eu passar todas as informações para uma análise e deixar de fora o ponto principal: as vantagens econômicas. Claro, a série de fatores que já elenquei traz uma linha de raciocínio para esse fator importante e fundamental em um negócio: a redução de gastos.
Além de um formato atrativo, os containers também são uma boa opção para quem está com as contas no limite, mas ainda tem opções para investir. Um orçamento mais baixo pode viabilizar uma loja modular, já que o valor customizado é cerca de um terço menor do que a de um espaço físico.
E se o terreno for próprio, você se livra do aluguel. Caso precise locar um terreno, o valor é mais barato do que um prédio de alvenaria. Outra vantagem são os prazos para utilização do espaço, que geralmente são menores, ao contrário de shopping centers, que têm contratos de longa duração. A sobra de recursos que você destinaria para uma construção ou reforma pode ser utilizada na decoração, por exemplo.
Os cuidados na hora de montar a loja em containers
Para finalizar nossa conversa, deixo aqui dois pontos que precisam ser analisados na hora de você decidir se irá ou não montar uma loja modular.
Analise com cuidado o que você pretende com a loja porque, se precisar de um espaço grande, o investimento em um container pode sair caro.
Outro fator importante é a condição térmica. Como a maioria dos containers é feita de aço, a temperatura dentro do local pode apresentar variações. E isso, talvez, interfira na qualidade do produto e até na disposição do cliente. Recomendo a aplicação de um bom isolamento térmico para evitar esse tipo de problema.
Consultoria especializada para indústrias e empresas que atuam no varejo de todo o Brasil
Gostou das informações sobre as lojas em containers e quer saber mais detalhes ou mesmo receber uma avaliação para ver se vale a pena investir nesse modelo? Com conhecimento e capacitação você amplia sua visão e melhora as vendas da sua empresa.
Eu sou Valquírio Cabral Júnior. Sou franqueado multimarcas e atuo há mais de 30 anos no varejo, comando unidades franqueadas de marcas como Lupo, Arezzo e Pandora.
Presto consultoria especializada para indústrias e empresas que atuam no varejo de todo o Brasil, com estratégias comprovadamente eficazes para te ajudar a aumentar o faturamento.
Clique aqui para conversar comigo se necessitar de mais informações ou uma orientação mais detalhada. Estou aqui para ajudar!
Aliás, aproveite para conhecer minha consultoria para lojistas que desejam retornar aos níveis de vendas do período pré-pandemia. Clique aqui!
Até a próxima!