lojas em containers

Lojas em containers: uma tendência que garante flexibilidade e economia

As lojas em containers são uma tendência em crescimento no Brasil. Quem poderia imaginar que os modelos de galpões utilizados para armazenamento de grãos ou mesmo depósito se tornariam uma novidade para o segmento varejista?

Com a pandemia da Covid-19, os containers passaram a ser uma alternativa interessante para os lojistas. A praticidade e a mobilidade que eles proporcionam são bastante atrativas na hora de decidir o investimento em um novo ponto de venda. Além, é claro, da economia obtida com a montagem da estrutura.

Pense no caso de uma loja física que não teve o objetivo inicial atingido porque ocorreu um equívoco na escolha do ponto de venda. Você optou por um ponto na rua, e os clientes não apareceram. Ou colocou seu negócio em um shopping, e as vendas não foram suficientes para arcar com os altos custos de aluguel e condomínio. Nos dois casos, você provavelmente teria que fechar a loja. Mas se o seu comércio funciona em um container, basta levá-lo para um novo endereço e recomeçar!

Busco trazer a vocês reflexões sobre os fatores que envolvem o empreendimento nessa nova modalidade de negócio. Será que vale mesmo a pena? Eu estou à frente de mais de 25 lojas no Brasil, todas em espaços físicos em prédios comerciais, na rua ou em shopping centers. Mas o uso de containers é uma hipótese que passo a avaliar com carinho, assim como recomendo a vocês que também passem a analisar. Até porque grandes marcas já estão apostando nesse novo formato com muito sucesso.

E se você quer conhecer outros destaques sobre lojas em containers, leia este artigo até o final. Mas, em caso de dúvidas, você pode enviar uma mensagem para mim. É só clicar aqui.

Lojas em containers: as principais características!

Algumas características importantes indicam motivos para as empresas adotarem os containers. A base do material é aço ou alumínio, com uma capacidade de suportar cargas grandes e pesadas. Utilizados inicialmente no transporte marítimo, as estruturas eram ideais por conta da resistência a diferentes temperaturas e condições atmosféricas.

Portanto, a primeira característica das estruturas modulares é a durabilidade. Ao contrário do prédio, que pode ter problemas causados pela ação do tempo (como infiltrações, rachaduras ou a perda de pintura), os containers suportam diferentes condições climáticas e ficam do mesmo jeito. Sem nenhum dano estrutural!

Agora, abordo com mais detalhes outro tópico importante: a flexibilidade. Você pode levar o container para onde for mais indicado de acordo com a exigência do público. A sua empresa atua no ramo esportivo? Então é possível instalar a estrutura modular próximo a um ginásio poliesportivo, a uma praça ou parque. A franquia vende artigos para a praia ou campo? Nada melhor que ficar próximo de uma rodovia de acesso a esses locais.

Outra característica fundamental na montagem de uma loja em containers é a agilidade. É possível deixar tudo pronto em um espaço de dias ou semanas. Além disso, sua empresa não vai precisar perder tempo com reformas. Isso porque o molde já está pronto. Cabe somente organizar a estrutura interna e a decoração.

Outra particularidade é o impacto visual e inovador que é apresentado ao público. O sistema modular permite maior versatilidade para adaptar um novo estilo para a loja, dependendo da localização. Você pode ter um design mais moderno em centros urbanos ou mais rústico na beira de uma estrada.

lojas em containers

As marcas que apostam nas lojas em containers

A expansão de segmentos de mercado faz com que redes conhecidas do varejo busquem os sistemas modulares para ampliar seus negócios. Um dos exemplos é a Chilli Beans. A empresa buscava expandir sua atuação em cidades com até 50 mil habitantes e encontrou nos containers uma forma para alcançar esse horizonte. A estratégia é montar as lojas em um formato de quiosque junto a postos de gasolina. A Chilli Beans espera faturar R$ 1 bilhão em vendas em 2022, abrindo 70 lojas nesse modelo. 

A Cacau Show é outro exemplo de investimento em containers. A ideia surgiu há cerca de dois anos e ganhou força com a pandemia de Covid-19. O aumento da abrangência também se consolidou pela abertura de pontos de venda em cidades menores. A franquia já conta com mais de 300 lojas modulares.

Até mesmo os supermercados começam a olhar de forma mais atenta para os containers. O Carrefour tem três lojas funcionando nesse modelo. A maior varejista de alimentos e bebidas do país promete ousar e quer iniciar a atuação em condomínios residenciais ainda este ano.

A Giraffas é outra rede que está ampliando seus negócios com restaurantes em containers. A rapidez para instalação e a possibilidade de ampliar mercados, em especial em cidades menores ligadas ao agronegócio, encaixaram com a proposta de expansão da empresa.

Fique atento às vantagens econômicas do sistema modular

Não adianta eu passar todas as informações para uma análise e deixar de fora o ponto principal: as vantagens econômicas. Claro, a série de fatores que já elenquei traz uma linha de raciocínio para esse fator importante e fundamental em um negócio: a redução de gastos.

Além de um formato atrativo, os containers também são uma boa opção para quem está com as contas no limite, mas ainda tem opções para investir. Um orçamento mais baixo pode viabilizar uma loja modular, já que o valor customizado é cerca de um terço menor do que a de um espaço físico.

E se o terreno for próprio, você se livra do aluguel. Caso precise locar um terreno, o valor é mais barato do que um prédio de alvenaria.  Outra vantagem são os prazos para utilização do espaço, que geralmente são menores, ao contrário de shopping centers, que têm contratos de longa duração. A sobra de recursos que você destinaria para uma construção ou reforma pode ser utilizada na decoração, por exemplo.

Os cuidados na hora de montar a loja em containers

Para finalizar nossa conversa, deixo aqui dois pontos que precisam ser analisados na hora de você decidir se irá ou não montar uma loja modular.

Analise com cuidado o que você pretende com a loja porque, se precisar de um espaço grande, o investimento em um container pode sair caro.

Outro fator importante é a condição térmica. Como a maioria dos containers é feita de aço, a temperatura dentro do local pode apresentar variações. E isso, talvez, interfira na qualidade do produto e até na disposição do cliente. Recomendo a aplicação de um bom isolamento térmico para evitar esse tipo de problema.

tendências para o varejo

Consultoria especializada para indústrias e empresas que atuam no varejo de todo o Brasil

Gostou das informações sobre as lojas em containers e quer saber mais detalhes ou mesmo receber uma avaliação para ver se vale a pena investir nesse modelo? Com conhecimento e capacitação você amplia sua visão e melhora as vendas da sua empresa.

Eu sou Valquírio Cabral Júnior. Sou franqueado multimarcas e atuo há mais de 30 anos no varejo, comando unidades franqueadas de marcas como Lupo, Arezzo e Pandora.

Presto consultoria especializada para indústrias e empresas que atuam no varejo de todo o Brasil, com estratégias comprovadamente eficazes para te ajudar a aumentar o faturamento.

Clique aqui para conversar comigo se necessitar de mais informações ou uma orientação mais detalhada. Estou aqui para ajudar!

Aliás, aproveite para conhecer minha consultoria para lojistas que desejam retornar aos níveis de vendas do período pré-pandemia. Clique aqui!

Até a próxima!

precificar produtos

Precificar produtos: as orientações para não cair em armadilhas

Precificar produtos é uma das tarefas mais difíceis a se fazer em um empreendimento. Ter produtos com preço inadequado dentro de uma rede de lojas ou de franquias pode trazer problemas para atingir as expectativas de venda. Existem estratégias que podem auxiliar – e muito – nessa missão. Eu vou indicar algumas tarefas bem simples que, se forem bem executadas, vão te ajudar a precificar melhor os produtos do seu negócio.

Começo deixando claro: o preço é uma das principais ferramentas para atrair seu cliente. Por isso, é fundamental contar com um bom planejamento de marketing na divulgação dos produtos e, claro, uma estratégia focada em vender.

A precificação é peça-chave na diferenciação entre o lucro e o faturamento da sua rede de lojas ou de franquias. Você vai precisar realizar um investimento para impulsionar as vendas? Precisa de uma divulgação maior do produto por um determinado período? O caminho passa pelo preço.  Ter um preço correto é o que vai aumentar seu capital de giro, sua margem de lucro e te ajudar a arcar com as responsabilidades fiscais, tributárias, trabalhistas e com outros compromissos.

Raciocine comigo: para capturar a atenção do público é essencial contar com atrativos. A disposição de produtos na vitrine, um local com uma boa decoração, itens de qualidade, tudo isso faz diferença. Mas é o preço que tem o mote principal de atrair o cliente. Com a precificação adequada, sua franquia realiza mais vendas, promove mais satisfação e com isso, sua rede de lojas aumenta cada vez mais a abrangência de público. O preço é fundamental para criar diferenciais competitivos.

Por isso, se você quer impulsionar as vendas e precisa de orientação sobre precificação, leia este artigo até o final. Mas, se após conferir essas dicas ainda tiver dúvidas, fale comigo, mande uma mensagem. É só acessar aqui.

Precificar produtos

Precificar produtos: os fatores que influenciam na definição

Para iniciar a definição de preços da sua rede de lojas ou de franquias sem muitos percalços, tenha noção da relação entre a procura do cliente e a oferta disponível. É sempre bom lembrar que quando há muita oferta e pouca procura, os preços tendem a ficar baixos. Quando a demanda é alta e a oferta baixa, o inverso acontece e os preços ficam mais elevados.

Com base em minha experiência, destaco ainda a análise do custo de produção. Para isso é necessário considerar as etapas desse processo, os insumos, o frete e todos os demais componentes que levam o produto até o consumidor. Não vejo nenhum sentido em promoções que oferecem a mercadoria por um valor menor do que todo o trabalho e dinheiro utilizados para produzi-la. Lojas e franquias que fazem isso, mesmo que eventualmente, não prosperam.

Lembre-se ainda de dois fatores: você precisa estar em dia com o cálculo dos impostos e taxas, já que eles interferem diretamente na margem de lucro. Não vale correr o risco de ter problemas com a Receita Federal, por exemplo. Também não se esqueça de analisar os períodos que o cliente possa ter capacidade maior de investimentos, principalmente em casos de datas especiais ou no começo do mês, período de pagamento de salários.

Precificar produtos

A precificação de produtos em cinco etapas

Existem alguns fatores que facilitam a precificação de produtos. São detalhes que fazem diferença para um conhecimento básico. Se você quer potencializar sua rede de lojas ou de franquias, fique atento a essas cinco etapas para definir o preço do produto:

1. Faça o cálculo por unidade

Essa informação é primordial para você chegar às outras etapas, ou seja, você tem que saber o quanto foi investido para produzir ou comprar cada unidade do produto para chegar à precificação correta. Isso leva em conta desde a matéria-prima, mão de obra, distribuição, até chegar no expositor, cobrindo todos os custos.

2. Tenha as despesas atualizadas

Outra dica é manter sempre a escrituração contábil atualizada. Estabelecer os gastos fixos, como impostos, folha de pagamento, e variáveis, como emissão de um boleto ou pagamento do frete. Existem estratégias para distribuir os custos fixos em diferentes produtos, visando uma projeção de quantos itens de cada tipo devem ser comercializados para custear toda a operação.

3. Para precificar produtos, mantenha a definição da margem de lucro

Um dos erros mais comuns é tornar a margem de lucro algo variável. Esse é o indicador que vai definir a manutenção do empreendimento ou o caminho da falência. Claro, circunstâncias especiais aparecem e a  pandemia da Covid-19 é o maior exemplo. Definir o percentual de ganho sobre o custo dos produtos atende ao ditado varejista: compre bem, mas venda melhor.

4. Analise o valor do produto para os clientes

Embora essa orientação dependa muito do ramo de atividade da rede ou franquia e do tipo de cliente, sempre é bom estar atento. Considero que estudar a relação do preço médio do produto e sua utilidade ou benefícios para o consumidor é um ponto importante na precificação. Isso acontece muito quando há dois produtos com o mesmo preço. Entretanto, um item pode ter maior utilidade e tende a contar com um preço maior. O grau de confiabilidade da marca também entra nessa decisão.

5. Estude o mercado antes de precificar produtos

Minha recomendação é não ficar atrelado apenas em tabelas de preço. Fazer um raio-x do ambiente de atuação da rede é básico. Analise como é o público, qual o perfil desse consumidor e, claro, por quanto os seus concorrentes vendem os produtos. O resultado desse levantamento permite descobrir se o preço de venda que sua franquia ou rede de lojas estabelece está compatível com seu mercado.

Erros comuns na precificação de produtos

Os erros básicos na hora de precificar produtos

Para encerrar, deixo aqui dois erros comuns que precisam ser considerados no momento da precificação.

O primeiro é pensar nos outros antes de si mesmo. Não dá para uma grande rede desprezar os gastos internos e os custos de produção. Não é possível levar em conta apenas o preço praticado pela concorrência. A análise do mercado é uma ferramenta de apoio, não uma regra.

O outro equívoco é levar em conta apenas o lucro. O lojista deve levar em conta as variações do mercado ou mesmo o poder aquisitivo dos clientes. Preços irreais só vão afastar o público.

Entenda o que influencia na precificação

Tenha uma consultoria especializada à sua disposição

As indústrias e empresas que atuam no varejo precisam conhecer a maneira que o consumidor está agindo para definir suas prioridades na hora da compra. Opções não faltam, mas a ampliação do conhecimento e a capacitação tornam a missão mais tranquila na luta constante para ampliar as vendas e, por consequência, o faturamento das lojas e franquias.

Sou franqueado multimarcas e trabalho no varejo há mais de 30 anos. Hoje, estou à frente de mais de 25 lojas que representam as marcas Lupo, Arezzo e Pandora.

Presto consultoria especializada para indústrias e empresas que atuam no varejo de todo o Brasil. Proponho estratégias que aplico em minhas lojas e que vão te ajudar a ganhar mais dinheiro!

Acesse aqui para conversar comigo ou se precisar de mais informações sobre como precificar produtos. Estou aqui para ajudar!

Até breve!

dicas de marketing

Dicas de marketing: o que fazer para chamar atenção na inauguração de uma loja

Nossa conversa hoje aborda dicas de marketing para a inauguração de um empreendimento.  É um momento praticamente solene. Você está apostando no negócio, que vai gerar empregos. E, claro, oferecer produtos para um público-alvo que está ansioso para consumir.

A estratégia precisa ser direta. De cara, você já está apresentando algo novo. Um planejamento que envolva técnicas adequadas é um cartão de visita com amplitude e um poder de atração para o empreendimento. Vou mostrar a você algumas orientações básicas, mas se quiser ampliar esse conhecimento e precisar de ajuda para colocá-lo em prática, presto consultoria e atendo ao setor varejista em todo Brasil. Entre aqui para encaminhar uma mensagem e siga comigo até o final do texto.

dicas de marketing

Dicas de marketing: por onde começar?

A primeira condição é dominar o planejamento estratégico. Saber o que a empresa quer e qual público atingir. A partir daí, começa o plano de ações para tornar o negócio uma marca de referência, vista e lembrada pelos clientes. Fidelizar quem vai até a loja é um dos primeiros desafios e saber como fazer isso vai trazer resultados positivos.

Para estruturar uma boa proposta de marketing é necessário conhecer a situação econômica atual. Se 2020 e 2021 foram anos complicados para a economia, devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19, o ano de 2022 já traz expectativas mais positivas. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro neste ano será de 1,8%. Esse indicador é um estímulo a mais para quem deseja inaugurar uma loja.

A partir disso, chega a hora de valorizar o empreendimento. Isso acontece, por exemplo, com a definição do ponto comercial. Considero que é fundamental levar em conta os aspectos como a concorrência existente na área, o potencial de consumo, a facilidade de acesso ao prédio, além da circulação de público. Tudo isso faz a diferença.

Uma identidade visual definida é outro cartão de visita. Marcas conhecidas estimulam a curiosidade do cliente.  Por isso, providenciar uma fachada vistosa auxilia a população a ter afinidade com sua marca, mesmo antes de abrir as portas.

consultoria para lojistas

Dicas de marketing: estimule os sentidos

Como já relatei anteriormente, a inauguração é o momento em que a empresa se apresenta ao grande público. Uma boa impressão logo de cara tem o poder de conquistar o consumidor desde o primeiro dia de funcionamento.

Estratégias de marketing sensorial estimulam a sensibilidade do cliente.  Além disso, podem oferecer uma experiência única. Um dos exemplos que cito é o da odorização de lojas, um diferencial excelente para atrair consumidores a ingressar nas lojas. É possível inclusive personalizar o aroma.

E, caso você tenha dúvidas, procure apoio. Sugiro a busca de empresas especializadas nessa ferramenta e que apresentem a possibilidade de você escolher o sentido que passe de forma mais adequada ao cliente a personalidade da sua loja.

Veja como despertar o interesse no público

O enfoque principal deve ser a proximidade com o cliente. E uma das minhas dicas de marketing para a inauguração é cativar o público desde muito antes do primeiro dia de vendas. 

Muitas vezes, é necessário reformar o local ou mesmo iniciar uma obra. Transformar todo esse eventual transtorno em uma forma de divulgação estimula a curiosidade. Afinal, qual será o empreendimento a ser instalado ali?

Isso cria uma expectativa positiva, porque o consumidor vai se sentir como parte integrante de uma transformação. E, depois de tudo nos seus devidos lugares, vai querer conferir de perto a nova realidade. Até mesmo os tapumes podem servir para aumentar essa expectativa, com peças que informem que loja vai ser aberta naquele local.

consultoria para lojistas

Dicas de marketing: redes sociais

As redes sociais atuam como um combustível para divulgação de marcas e produtos. As ações na internet possibilitam que as empresas fiquem mais próximas do público. Entretanto, pela minha experiência no ramo, posso afirmar que não basta apenas ter o marketing digital à disposição. É fundamental saber se comunicar adequadamente.

Para aproveitar melhor esse potencial, é preciso atingir quem poderá comprar na sua empresa e buscar clientes para quem o ramo do negócio é relevante. Plataformas como Instagram, Facebook e Twitter oferecem essa possibilidade.

Por conta disso, considero que a inauguração precisa ser um fenômeno de audiência. Um dos caminhos é realizar publicações marcando os amigos nos posts. A indicação de promoções é ideal para esse estilo de postagem. Isso estimula os compartilhamentos da publicação, o que amplia o burburinho sobre a inauguração.

Encontrar ajuda especializada para essa missão é o que indico. Empresas ou pessoas capacitadas vão conduzir a proposta que irá balizar as ações de marketing nas redes sociais. Iniciar do zero uma conta comercial nas mídias sociais é algo que pode consumir muito tempo e demandar conhecimento.

Buscar influenciadores digitais e convidá-los para a inauguração não é apenas um ótimo exemplo de gentileza. É a demonstração de conhecimento do mercado. Mas fique atento à minha dica: convide apenas digitais influencers que tenham identificação com o perfil dos clientes da loja.

Você pode complementar essa ação com anúncios digitais. Lembre-se de que, com as redes sociais, é possível definir critérios de geolocalização, o que vai levar a divulgação certa ao público certo.

Ah, claro, não se esqueça de definir um orçamento para as redes sociais. O alcance da sua marca dependerá desse fator.

consultoria para lojistas

Consultoria especializada para lojistas de todo o Brasil!

Ficou com aquele gostinho de “quero mais” nas dicas de marketing que apresentamos?  Caso você queira mais orientações e uma consultoria especializada para atingir suas metas, venha conversar diretamente comigo!

Me chamo Valquírio Cabral Júnior, sou franqueado multimarcas e trabalho no varejo há mais de 30 anos. Hoje, estou à frente de mais de 25 lojas e tenho uma grande experiência no setor. Presto consultoria para indústrias que atuam no varejo e lojistas de todo o Brasil. Para entrar em contato, basta clicar aqui.

Aliás, tenho uma consultoria financeira cujo objetivo é levar a sua empresa aos níveis de vendas pré-pandemia. Entre aqui para saber mais detalhes.

Até a próxima!