Nossa conversa hoje aborda dicas de marketing para a inauguração de um empreendimento. É um momento praticamente solene. Você está apostando no negócio, que vai gerar empregos. E, claro, oferecer produtos para um público-alvo que está ansioso para consumir.
A estratégia precisa ser direta. De cara, você já está apresentando algo novo. Um planejamento que envolva técnicas adequadas é um cartão de visita com amplitude e um poder de atração para o empreendimento. Vou mostrar a você algumas orientações básicas, mas se quiser ampliar esse conhecimento e precisar de ajuda para colocá-lo em prática, presto consultoria e atendo ao setor varejista em todo Brasil. Entre aqui para encaminhar uma mensagem e siga comigo até o final do texto.
Dicas de marketing: por onde começar?
A primeira condição é dominar o planejamento estratégico. Saber o que a empresa quer e qual público atingir. A partir daí, começa o plano de ações para tornar o negócio uma marca de referência, vista e lembrada pelos clientes. Fidelizar quem vai até a loja é um dos primeiros desafios e saber como fazer isso vai trazer resultados positivos.
Para estruturar uma boa proposta de marketing é necessário conhecer a situação econômica atual. Se 2020 e 2021 foram anos complicados para a economia, devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19, o ano de 2022 já traz expectativas mais positivas. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro neste ano será de 1,8%. Esse indicador é um estímulo a mais para quem deseja inaugurar uma loja.
A partir disso, chega a hora de valorizar o empreendimento. Isso acontece, por exemplo, com a definição do ponto comercial. Considero que é fundamental levar em conta os aspectos como a concorrência existente na área, o potencial de consumo, a facilidade de acesso ao prédio, além da circulação de público. Tudo isso faz a diferença.
Uma identidade visual definida é outro cartão de visita. Marcas conhecidas estimulam a curiosidade do cliente. Por isso, providenciar uma fachada vistosa auxilia a população a ter afinidade com sua marca, mesmo antes de abrir as portas.
Dicas de marketing: estimule os sentidos
Como já relatei anteriormente, a inauguração é o momento em que a empresa se apresenta ao grande público. Uma boa impressão logo de cara tem o poder de conquistar o consumidor desde o primeiro dia de funcionamento.
Estratégias de marketing sensorial estimulam a sensibilidade do cliente. Além disso, podem oferecer uma experiência única. Um dos exemplos que cito é o da odorização de lojas, um diferencial excelente para atrair consumidores a ingressar nas lojas. É possível inclusive personalizar o aroma.
E, caso você tenha dúvidas, procure apoio. Sugiro a busca de empresas especializadas nessa ferramenta e que apresentem a possibilidade de você escolher o sentido que passe de forma mais adequada ao cliente a personalidade da sua loja.
Veja como despertar o interesse no público
O enfoque principal deve ser a proximidade com o cliente. E uma das minhas dicas de marketing para a inauguração é cativar o público desde muito antes do primeiro dia de vendas.
Muitas vezes, é necessário reformar o local ou mesmo iniciar uma obra. Transformar todo esse eventual transtorno em uma forma de divulgação estimula a curiosidade. Afinal, qual será o empreendimento a ser instalado ali?
Isso cria uma expectativa positiva, porque o consumidor vai se sentir como parte integrante de uma transformação. E, depois de tudo nos seus devidos lugares, vai querer conferir de perto a nova realidade. Até mesmo os tapumes podem servir para aumentar essa expectativa, com peças que informem que loja vai ser aberta naquele local.
Dicas de marketing: redes sociais
As redes sociais atuam como um combustível para divulgação de marcas e produtos. As ações na internet possibilitam que as empresas fiquem mais próximas do público. Entretanto, pela minha experiência no ramo, posso afirmar que não basta apenas ter o marketing digital à disposição. É fundamental saber se comunicar adequadamente.
Para aproveitar melhor esse potencial, é preciso atingir quem poderá comprar na sua empresa e buscar clientes para quem o ramo do negócio é relevante. Plataformas como Instagram, Facebook e Twitter oferecem essa possibilidade.
Por conta disso, considero que a inauguração precisa ser um fenômeno de audiência. Um dos caminhos é realizar publicações marcando os amigos nos posts. A indicação de promoções é ideal para esse estilo de postagem. Isso estimula os compartilhamentos da publicação, o que amplia o burburinho sobre a inauguração.
Encontrar ajuda especializada para essa missão é o que indico. Empresas ou pessoas capacitadas vão conduzir a proposta que irá balizar as ações de marketing nas redes sociais. Iniciar do zero uma conta comercial nas mídias sociais é algo que pode consumir muito tempo e demandar conhecimento.
Buscar influenciadores digitais e convidá-los para a inauguração não é apenas um ótimo exemplo de gentileza. É a demonstração de conhecimento do mercado. Mas fique atento à minha dica: convide apenas digitais influencers que tenham identificação com o perfil dos clientes da loja.
Você pode complementar essa ação com anúncios digitais. Lembre-se de que, com as redes sociais, é possível definir critérios de geolocalização, o que vai levar a divulgação certa ao público certo.
Ah, claro, não se esqueça de definir um orçamento para as redes sociais. O alcance da sua marca dependerá desse fator.
Consultoria especializada para lojistas de todo o Brasil!
Ficou com aquele gostinho de “quero mais” nas dicas de marketing que apresentamos? Caso você queira mais orientações e uma consultoria especializada para atingir suas metas, venha conversar diretamente comigo!
Me chamo Valquírio Cabral Júnior, sou franqueado multimarcas e trabalho no varejo há mais de 30 anos. Hoje, estou à frente de mais de 25 lojas e tenho uma grande experiência no setor. Presto consultoria para indústrias que atuam no varejo e lojistas de todo o Brasil. Para entrar em contato, basta clicar aqui.
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Até a próxima!
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