Estoque encalhado significa apenas uma coisa para a sua loja: dinheiro indo para o ralo. E não é esse o seu objetivo, certo? Ninguém compra mercadoria achando que ela vai ficar parada, só acumulando poeira e teia de aranha. Acontece que esse é um problema que pode ser evitado facilmente se você implementar uma estratégia de gestão de estoque eficiente!
Há certas situações que não podem ser previstas e acabam abalando todas as nossas metas. É o caso da pandemia da Covid-19. Duvido que algum varejista tivesse imaginado que sofreria grandes prejuízos por causa de uma doença vinda de outro continente e que se espalhou por todo o mundo em um piscar de olhos.
Lojas que estavam com depósitos enormes e prontas para vender em datas comemorativas, a exemplo do Dia das Mães, de repente se viram no meio de uma confusão enorme. Restrições sendo impostas e comércio fechando as portas resultaram em poucas vendas e baixo lucro.
Mesmo aqueles que tinham se planejado de maneira eficaz sofreram os impactos negativos da crise econômica dos últimos dois anos.
E agora que tudo está voltando ao normal, fazer uma boa gestão nunca foi tão importante. Para se prevenir e garantir que seus gastos estão sendo revertidos em lucro, vou te mostrar como transformar seu estoque encalhado em dinheiro.
Como sempre, me coloco à sua disposição caso precise conversar comigo ou tirar alguma dúvida. Basta clicar aqui e me mandar uma mensagem.
Estoque encalhado: por qual motivo aquela mercadoria não vendeu bem?
Mercadoria parada no depósito da loja nunca é um bom sinal. Assim que você perceber que tem produtos encalhados, faça uma lista de todos eles. Um inventário do estoque.
O próximo passo é avaliar o motivo daqueles itens não terem sido vendidos. Há várias razões, como, por exemplo, a falta de visibilidade, preços acima do aceitável e a falta de demanda.
Entendendo isso, você consegue encontrar uma solução para o problema. No caso de falta de visibilidade, basta somente ficar atento para se planejar melhor na hora de promover suas coleções.
Já em relação ao valor da peça, o empresário tem que se certificar de que está precificando suas mercadorias de maneira justa. Não dá para precificar um par de tênis por R$ 800,00 quando os concorrentes vendem o mesmo produto pela metade do valor.
É fundamental observar como anda o comércio ao seu redor e levar em consideração os hábitos de consumo dos seus clientes. Assim fica mais fácil evitar que situações do tipo aconteçam com frequência.
Que tal colocar os itens parados em promoção?
A solução mais rápida para o varejista que precisa se livrar de produtos jogados no canto do estoque é realizar uma boa liquidação! Mesmo que essa alternativa exija uma redução no lucro, pelo menos te ajuda a recuperar o dinheiro investido.
Faça promoções atrativas para os clientes, como no estilo “compre três camisetas e pague somente duas”. Ou coloque a peça encalhada como brinde de um produto que costuma sair bastante e de maior valor agregado.
Você também pode montar um kit combinando peças com problemas para vender, junto de algo com bastante rotatividade.
E ainda deixo uma última ideia aqui: crie uma outlet. Pode ser um espaço específico da sua loja física, onde todas as peças na arara estão em promoção.
Estoque encalhado: será que a descrição do produto chama a atenção?
Na hora de fazer a divulgação de sua mercadoria, não basta publicar uma foto e falar o que é aquele produto. Quanto mais detalhes o lojista oferecer, mais fácil será convencer o cliente a adquirir o item em questão.
Coloque-se no lugar do consumidor! Se você visse uma loja fazendo uma publicação sobre um tênis bem popular, o que gostaria de saber? Só a qualidade, cor, tamanhos disponíveis e marca do fabricante? Ou também se ele é indicado para alguma atividade específica, como caminhadas, corridas etc.?
Por isso, pense bastante da descrição! Avalie se contém todas as informações necessárias. Às vezes, trocar algumas palavras já é o suficiente para aquela apresentação ficar mais atrativa.
Essa dica é importante. Nem sempre o consumidor compra o produto porque entrou no seu comércio e gostou. Muitas vezes, ele vê o item nas suas redes sociais.
Aprenda a fazer uma boa gestão para não ter estoque encalhado!
Produtos encalhados trazem diversos problemas para o varejista, principalmente em relação ao dinheiro. Se você investe um bom dinheiro em mercadoria e ela não sai do depósito, a loja sofre prejuízos financeiros.
E essa situação também faz com que comece a faltar espaço para armazenar novos produtos. Aos poucos, a loja observa uma diminuição em suas vendas e, de modo proporcional, percebe um aumento no acúmulo de itens que já deveriam ter saído das prateleiras.
A melhor dica que posso te oferecer na hora de fazer uma gestão de estoque eficiente é ter o controle das suas mercadorias. Para isso, existem alguns passos:
1) Mantenha um inventário atualizado. Cadastre todos os produtos e a quantidade disponível de cada um deles em uma planilha.
2) Compre segundo a demanda. Nada de investir mais do que o necessário por “achar” que vai conseguir vender.
3) Procure fechar negócio apenas com fornecedores confiáveis e que façam um bom preço.
4) Tenha um calendário de reposição. Só compre peças novas quando chegar a data certa.
5) Sempre leve em consideração os hábitos de consumo dos clientes. Se eles gostam de calças skinny, não adianta comprar só calça flare.
Para o lojista que nunca foi de se programar, pode ser que montar um planejamento de gestão de estoque seja um pouco complicado. É por esse motivo que estou aqui! Te ajudo nessa missão, avaliando seu negócio e criando estratégias personalizadas para o seu varejo.
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Consultoria especializada para indústrias e empresas que atuam no varejo de todo o Brasil!
As suas mercadorias têm se acumulado no estoque e você não sabe como desencalhar esses produtos? Eu te mostro como resolver o problema, transformando itens parados em dinheiro!
Me chamo Valquírio Cabral Júnior, sou franqueado multimarcas e trabalho no varejo há mais de 30 anos. Atualmente, estou à frente de mais de 25 lojas e tenho uma ampla experiência no setor.
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