Muitos empresários me procuram em busca de dicas para varejo físico. E um dos temas em comum dessas conversas e consultorias é tornar as lojas mais tecnológicas. Levar ao comércio tradicional as melhores práticas e ferramentas do mundo online. E com isso, claro, melhorar a experiência de compra dos clientes.
Quais foram as mudanças realizadas na sua empresa nos últimos anos neste sentido? Se a resposta for nenhuma, está na hora de dar uma renovada! Ou você ficará para trás e, depois, terá muita dificuldade de recuperar seu espaço no mercado!
A pandemia foi o caos para os lojistas, principalmente para aqueles que dependiam 100% da loja física. O crescimento acelerado do e-commerce trouxe uma ideia equivocada, certamente precipitada, de que a era digital iria tomar conta de tudo. Estou aqui para mostrar porque isso não é verdade.
A empresa de pagamentos holandesa Adyen fez uma pesquisa global para entender como andavam os desejos dos consumidores e 41% responderam que buscavam pela oportunidade de experimentar, ver e tocar um produto de maneira física antes de comprá-lo.
Outros 59% afirmaram que dão preferência para lojas físicas, mas que o comércio tradicional precisa de inovações e tecnologias mais atraentes para o público.
Ou seja: as pessoas querem continuar indo na loja. Mas não na loja que você tem hoje, e sim em uma mais moderna, tecnológica, digital!
Vou te apresentar algumas dicas para varejo físico. Vou sugerir ideias para investir em estratégias focadas em aprimorar a experiência do cliente. Depois de ler o artigo, caso queira tirar alguma dúvida, agendar uma reunião ou orçar uma consultoria, clique aqui e mande uma mensagem!
Dicas para varejo físico: invista no phygital
O phygital surgiu com o objetivo de integrar os ambientes físico e digital, permitindo que a expectativa do consumidor seja a mesma tanto ao comprar no site da empresa quanto na loja física.
A experiência do cliente durante a sua jornada de compra diz muito sobre a futura relação dele com a sua marca. Quanto mais satisfeito ele se sentir, maiores serão as chances de você fidelizá-lo.
A grande maioria dos varejistas constrói diferentes canais de comunicação e se esquece de conectá-los.
Você pode ter dois tipos de canais: on (como website e redes sociais) e off (como pontos de venda). Geralmente o cliente tem uma experiência diferente ao comprar em cada um desses canais.
Enquanto no ambiente online bastam poucos cliques para adquirir a mercadoria, no estabelecimento físico o cliente acaba tendo que esperar pelo atendimento e, depois, enfrentar filas enormes no caixa. E é claro que isso impacta negativamente nessa experiência de consumo.
O phygital se faz necessário porque mescla os canais, garantindo que ambos estão interagindo entre si e atuando de maneira unificada para engajar o público e aumentar as vendas.
Essa estratégia consiste em entender o ponto forte de cada canal e observar como, juntos, eles são capazes de melhorar a jornada de compra do consumidor. Como você pode tornar o processo mais fluído, rápido e eliminar os obstáculos no espaço físico?
Lembrando que a porta de entrada para a sua loja nem sempre é a mesma para todas as pessoas. Às vezes, ela conhece a marca por meio de um post nas redes sociais, por exemplo, e vai até o local para conferir se o produto realmente é bom. Ou seja, um modelo híbrido de compra.
A sua responsabilidade, portanto, é assegurar que, seja qual for a maneira que o público chegue até você, ele tenha suas expectativas correspondidas.
Aprenda a acabar com as filas do caixa!
Quem nunca foi comprar alguma coisa e precisou enfrentar uma fila gigantesca? É uma situação estressante… uma perda de tempo para os clientes.
Na verdade, filas no caixa são o maior motivo de as pessoas desistirem de uma compra. E se isso acontece frequentemente na sua loja, você está perdendo dinheiro.
Por isso, é fundamental investir em soluções tecnológicas que eliminem esse problema de uma vez por todas! Existem diversas estratégias que podem ser implementadas no seu comércio, como a possibilidade de o consumidor pagar pela mercadoria de qualquer lugar, sem precisar ir até o caixa.
E funciona de maneira bem simples: os vendedores são equipados com tablets que ficam diretamente conectados ao sistema de pagamento integrado da sua loja. Basta o cliente procurar por um desses funcionários e pagar ali mesmo, no meio da loja. Assim, cada vendedor é, também, um caixa.
Dicas para varejo físico: já ouviu falar do corredor infinito?
O corredor infinito é mais uma estratégia que fará toda a diferença no seu varejo físico!
Um problema constante nas lojas é a falta de mercadoria. O cliente vê um tênis azul lindo nas redes sociais da sua loja e, quando chega no estabelecimento para comprar, descobre que o produto está esgotado. Consegue imaginar o sentimento de frustração?
Com a técnica que estou te apresentando agora, isso nunca mais vai acontecer. Ao aplicar o corredor infinito no seu comércio, o consumidor conseguirá adquirir o produto que deseja mesmo que ele não esteja disponível no momento.
E como isso será possível?
O pedido será feito e uma plataforma online, dentro da loja física. E o cliente poderá escolher se prefere voltar mais tarde para retirar a compra ou se deseja receber a mercadoria em casa.
Uma estratégia como essa evita perder uma venda importante. Você transforma frustração em gratidão, decepção em lucro!
Utilize a tecnologia para reconhecer o perfil dos seus consumidores
Para realizar qualquer compra online você precisa preencher um formulário com diversos dados. Sabia que dá para aproveitar as informações conseguidas no ambiente virtual para melhorar a experiência do cliente de maneira offline?
Logo no primeiro tópico, eu expliquei sobre o phydigital e como a unificação dos canais é imprescindível. Agora, quero mostrar de que forma isso ajuda a reconhecer o perfil dos consumidores.
O cliente pode fazer compras tanto no site quanto no seu espaço físico. O fato é que, de qualquer forma, as informações ficarão registradas.
E o empresário que atua no varejo precisa estar sempre com esses dados em mãos para compreender o que é necessário fazer para fidelizar aquele consumidor. Por exemplo, que tal uma promoção fora de época ou um produto personalizado?
Entenda como chamar a atenção do seu público, se destacando dos concorrentes.
Quer mais dicas sobre como implementar a tecnologia na sua loja física? Então venha conversar comigo!
Consultoria especializada para empresas e indústrias que atuam no varejo de todo o Brasil!
A era digital não surgiu para acabar com o varejo físico, mas para mostrar aos lojistas como agregar tecnologia para tornar tudo mais eficiente e melhorar os resultados.
Você está encontrando dificuldade para inovar e trazer mudanças para suas lojas? Não se preocupe! Tenho experiência de mais de 30 anos no setor e estou aqui para te ajudar no que for preciso.
Meu conhecimento sobre o assunto é o que hoje permite que eu ofereça consultorias especializadas para empresas e indústrias que atuam no varejo de todo o Brasil.
Sou Valquírio Cabral Júnior, franqueado multimarcas à frente de mais de 25 lojas. Gostaria de receber mais dicas sobre como implementar soluções estratégicas no seu negócio? Clique aqui para agendar uma reunião!
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Até breve!
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