Planejar a promoção do Dia das Mães é uma tarefa que já está no calendário de todo lojista. Afinal, é a segunda data comemorativa mais lucrativa, perdendo apenas para o Natal. Mas você conhece as estratégias mais eficientes para atrair a clientela nesta data? Sabe como fisgar a atenção de quem está passeando pelo shopping? Consegue fazer com que um consumidor dos velhos tempos retorne ao seu comércio nesta época especial? A forma como você e sua equipe lidam com esses desafios é que definirá o lucro do seu negócio!
Por isso, no artigo de hoje, resolvi te ajudar a criar a promoção do Dia das Mães, que será em 14 de maio. Ou melhor: a colocar em prática algumas ideias que, certamente, vão alavancar os seus resultados.
Leia com atenção e coloque em prática esses ensinamentos, porque, em 2023, a estimativa do comércio para a data é muito boa. Segundo um levantamento produzido pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM), 92% dos consumidores brasileiros têm a intenção de presentear no próximo Dia das Mães. E tem gente que compra mais de um item, pois agrada a própria mãe e ainda faz um gesto de carinho para a esposa, já que as crianças da casa ainda não providenciam o mimo sozinhas.
Confira as minhas dicas e, se tiver qualquer dúvida, clique aqui e envia uma mensagem.
Promoção do Dia das Mães: por onde começar?
Um bom começo para criar a sua promoção do Dia das Mães é avaliar o seu histórico e, também, os números da data no ano passado. Em 2022, uma pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que 80% dos consumidores pesquisaram em sites e nas redes sociais antes de fazerem a compra (indo à loja presencial ou resolvendo o negócio pela internet mesmo).
Então, como está o seu site? Bonito, atualizado, com banners falando sobre o Dia das Mães? Com os descontos que estão sendo concedidos? Destacando os produtos mais procurados do seu segmento?
E as suas redes sociais? Estão sendo abastecidas com conteúdo diariamente? Você está interagindo com o público por lá, respondendo perguntas sobre os itens à venda? Está mostrando as novidades?
Sem presença digital, fica bem difícil faturar com a promoção do Dia das Mães.
Segmentação de público: personalize suas ofertas!
Está dica vale tanto para sua vitrine digital (site, e-commerce, redes sociais) quanto para fisgar o cliente que passa na frente da sua loja. A ideia é personalizar os produtos de acordo com a idade da mãe que será presenteada ou com o perfil dela.
E se você vende roupas femininas, pode ter uma vitrine em que um manequim usa um traje formal, para mamães executivas; outro com roupas esportivas, para mamães que praticam exercícios; e um terceiro com um vestido de festa, para as mamães que gostam de ir a shows e espetáculos de teatro.
Se você vende joias, pode fazer uma segmentação por preço, e colocar na vitrine peças com opções de preços variando de um mínimo possível até os valores maiores. Assim, qualquer filho pode ser seu cliente. Ele vai escolher o que mais se adequa ao bolso para comprar o presente.
Promoção do Dia das Mães: crie uma experiência inesquecível!
Essa dica também vale para os ambientes virtual e físico, mas, com certeza, o impacto é bem maior na segunda opção. A minha experiência diz que, em 99,9% dos casos, quem pensa em mãe, pensa em carinho, em cuidado, em proteção, em emoção. Portanto, não trate a promoção do Dia das Mães como uma data exclusivamente comercial. Crie um clima que desperte esses bons sentimentos.
Você pode decorar as lojas com fotografias de mães cuidado dos filhos em diferentes momentos da vida. Cenas repletas de amor e cumplicidade. Mães jovens com seus bebês. Mães maduras na formatura dos seus filhos na faculdade. Mães velhinhas sendo amparadas e, agora, cuidadas por seus rebentos.
Existe a forma cara de fazer isso, que é contratando um especialista em visual merchandising e destinando uma boa verba para a decoração. Ficará maravilhoso. Mas também existe a forma mais econômica, que é comprando porta-retratos e os distribuindo pela loja: na vitrine, no caixa, nas araras. Você pode usar fotos que encontrar na internet ou, melhor ainda, imagens verdadeiras da sua família ou cedidas pelos seus funcionários.
Última dica: crie uma estratégia para vender agora… e vender depois!
A promoção do Dia das Mães não precisa se encerrar no dia 14 de maio. Você pode implantar estratégias para que o filho presenteie agora e a mãe volte à loja em breve para fazer novas compras. Basta ser criativo e um pouquinho generoso.
Você vende roupas, calçados, joias, bijuterias? Então crie uma promoção em que, a partir de um valor X em compras (estabeleça essa quantia de acordo com o seu ticket médio), o cliente ganha uma sessão de consultoria de estilo, que precisará ser aproveitada em, no máximo, um mês. Assim, a mamãe voltará à loja para receber o bônus e, fatalmente, fará novas compras.
E quem será a consultora? Será que você vai gastar muito?
Nada disso: pegue sua melhor vendedora e, durante um mês, a prioridade dela será receber e atender as clientes da consultoria.
E depois da promoção do Dia das Mães, o que fazer?
Agora que você já sabe como criar a promoção do Dia das Mães, está na hora de se organizar para voltar a ter os mesmos resultados que obtinha antes da pandemia.
Eu tenho uma consultoria em que ensino as melhores estratégias para fazer isso: sair da crise, superar todos os problemas que surgiram nos últimos anos e fazer seu lucro voltar a crescer – e muito!
Clique aqui e saiba tudo sobre este trabalho. Se você quer ter resultados melhores, conte comigo!
Sou Valquírio Cabral Junior, tenho três décadas de experiência na indústria e no varejo, sou dono de quase 30 lojas de franquias renomadas, localizadas tanto em shoppings quanto na rua, em capitais e no interior, nas áreas nobres e na periferia. E estou à disposição para transferir toda a minha experiência para o sucesso do seu empreendimento.
Até a próxima!