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Venda máxima: aprenda a aproveitar cada oportunidade de negócio na loja!

A venda máxima traz um alto faturamento para uma loja. Porém, para conseguir obter esse sucesso, é necessário ficar atento a diversos fatores. E o principal deles é ter um bom atendimento ao público. Aliás, é ter o MELHOR ATENDIMENTO possível.

O dado que vou informar agora não é recente e, francamente, com a pandemia, muitos levantamentos deixaram de ser feitos e perdemos uma importante régua histórica que, aos poucos, vamos recuperando. Uma pesquisa feita pela consultoria Accenture, em 2016, mostrou que as empresas perderam, naquele ano, US$ 217 bilhões em virtude do mau atendimento. É o dinheiro que deixaram de ganhar porque clientes insatisfeitos migraram para a concorrência.

O bom atendimento ao público é uma das chaves para o sucesso. Cada consumidor que entra em sua loja é uma oportunidade de venda, e o fato de ele sair de mãos vazias é uma verdadeira tragédia.

Por isso, hoje eu vou te ensinar alguns truques para ter venda máxima. Se tiver qualquer dúvida ou precisar de um apoio profissional, por meio de uma consultoria, treinamento de equipe ou palestra, clique aqui  e converse comigo. Vou te ajudar a turbinar as suas vendas.

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Venda máxima: tenha um ótimo atendimento ao cliente!

Como eu disse no começo deste artigo, um dos segredos para ter venda máxima é um ótimo atendimento ao público. É importante investir em um bom treinamento de funcionários. Pode até soar meio clichê, mas o consumidor é a alma do negócio: se ele se sentir desrespeitado, é provável que nunca mais volte ao seu estabelecimento.

Um bom vendedor precisa ser calmo, simpático e paciente. É comum pessoas entrarem em um estabelecimento só para dar “aquela olhadinha”. Por isso, um bom profissional pode fisgá-los e transformar a indecisão em vendas.

Mas, claro, seu vendedor precisa ser orientado a não ter uma postura insistente. É importante que o cliente se sinta à vontade, sem ser sobrecarregado com perguntas incessantes ou seguido por toda a loja.

Por exemplo, se um consumidor deixar claro que prefere explorar os produtos sem assistência, insistir para que ele experimente diversos itens pode deixá-lo desconfortável, a ponto de optar por sair sem fazer nenhuma compra.

É fundamental conceder espaço para que seus clientes se sintam livres para explorar os produtos conforme a vontade e ritmo deles.

Além disso, para ter uma venda máxima, é importante que os profissionais conheçam os produtos como a palma da mão, ele deve saber tudo sobre a coleção, os tamanhos disponíveis e as diferentes cores para cada mercadoria.

É fundamental ter organização! Um vendedor que passa 20 minutos procurando por um tênis no estoque pode desagradar o freguês. Por isso, é importante manter o ambiente sempre bem organizado, tornando o serviço mais prático.

dicas de atendimento ao cliente

Loja não é lugar de vendedor mal humorado!

Como eu destaquei anteriormente, uma pessoa que se sinta desrespeitada provavelmente nunca mais comprará na sua loja.  

É essencial que seus vendedores ofereçam um atendimento cordial, evitando expressões fechadas e respostas curtas e secas. Eles precisam demonstrar disposição para apresentar os produtos disponíveis. É preciso agir com empatia.

Vamos imaginar a seguinte situação: um cliente entra na sua loja de roupas procurando por uma camisa específica para uma ocasião importante. Ele pede ajuda a um vendedor sobre os diferentes modelos disponíveis. O funcionário, sem a menor paciência e com o semblante fechado, responde de forma ríspida que todos os modelos estão na arara e que o consumidor pode procurar sozinho.

Essa pessoa provavelmente irá embora sem levar nada. Não é o que você deseja, certo?

dicas de atendimento ao cliente

Para alcançar a venda máxima, esteja atento à concorrência!

Um erro comum cometido pelos lojistas é ignorar os seus rivais. É comum diferentes lojas venderem o mesmo produto ou peças parecidas. Por isso, é importante se diferenciar.

Estudando o mercado, você pode aprender como atrair e manter novos clientes. Isso não significa copiar todas as ações, mas adaptá-las às necessidades específicas do seu negócio.

Compreender como seus concorrentes se posicionam te ajuda a entender seu próprio lugar no mercado. Saber como os rivais são vistos pelo público é um caminho para se diferenciar.

Descobrir os pontos fracos da concorrência é uma oportunidade para oferecer soluções melhores e conquistar novos consumidores.

Por exemplo: a gerente de uma loja de calçados pode observar que um de seus concorrentes está vendendo um modelo específico de tênis esportivo muito bem. Ao analisar mais a fundo, ela descobre que este modelo é muito popular entre os jovens e está sendo um sucesso de público no estabelecimento rival.

Para aumentar suas vendas, a loja pode decidir introduzir o mesmo modelo de tênis em seu estoque, porém, por um preço mais competitivo. Ou pode colocar modelos similares à venda, em maior variedade que o concorrente.

dicas de atendimento ao cliente

Não se esqueça de caprichar na vitrine!

A importância de uma boa vitrine para uma loja vai além de simplesmente exibir produtos. Ela é uma ferramenta estratégica de marketing visual, cuidadosamente projetada para atrair a atenção dos consumidores e despertar seu interesse.

Quando bem elaborada, uma vitrine pode influenciar significativamente as decisões de compra, conforme destacado por uma pesquisa do SEBRAE, que revelou o seguinte sobre o comportamento dos consumidores: 80% das decisões de compra são tomadas durante a observação dos produtos expostos.

Em outras palavras, a vitrine é como a capa de um livro: ela literalmente atrai as pessoas para conhecer o que está dentro. Quando bem feita, usando uma apresentação criativa dos produtos, uma iluminação que destaque o que é fundamental e peças que combinem com a época do ano, pode fazer as vendas da loja aumentarem.

Quando os consumidores se sentem curiosos, têm mais vontade de entrar e descobrir mais sobre os produtos.

Essa tática vai fazer sua loja conseguir mais vendas.

dicas de atendimento ao cliente

Eu posso te ajudar a ter uma venda máxima!

Se você está no comando de um negócio no varejo e busca aumentar suas vendas, eu posso te ajudar. Sou o Valquírio Cabral e estou aqui para oferecer minha experiência e apoio.

Com mais de trinta anos dedicados ao setor, incluindo experiências na indústria e na gestão de várias lojas de sucesso como Arezzo, Lupo, Pandora e Reserva, possuo o conhecimento necessário para levar seu negócio a novos patamares.

Além de consultoria especializada em estratégias de vendas, também ofereço orientação financeira para ajudar negócios varejistas a se recuperarem ou superarem seus resultados pré-pandemia.

Estou à disposição para discutir como posso contribuir efetivamente para o crescimento sustentável de sua empresa.

Para equipes comerciais, desenvolvi uma palestra dinâmica focada em técnicas comprovadas para aprimorar o atendimento e impulsionar as vendas.

Esta palestra já foi realizada em várias empresas, com feedbacks positivos que resultaram em melhorias significativas nos resultados.

Interessado em descobrir como essa palestra pode beneficiar sua equipe? Entre em contato para conversarmos mais detalhadamente.

Estou aqui para ajudar a transformar desafios em oportunidades de crescimento para seu negócio. Aguardo seu contato!

Clique aqui  e converse comigo!

Aproveite que está aqui no blog e aprenda mais sobre as principais estratégias do varejo.

Até a próxima!

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