As vendas de fim de ano são um momento crucial para qualquer lojista. De acordo com dados do Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV), divulgados pelo portal e-Commerce Brasil, o setor varejista deve ter um crescimento nas vendas de 8% nos últimos meses de 2024.
Esses números reforçam que essa é uma época estratégica para aumentar as vendas e os lucros. Por isso, é essencial se preparar para o aumento da demanda, garantindo um bom atendimento a todos os clientes.
Com a proximidade do Natal e do Ano Novo, muitas pessoas procuram lojas para presentear familiares e amigos. Por isso, é fundamental estar preparado para receber um número maior de clientes do que o habitual.
Neste artigo, vou te ensinar a fazer isso. Se precisar de mais informações ou tiver alguma dúvida, clique aqui e converse comigo. Meu nome é Valquírio Cabral e eu posso te ajudar a se preparar para esse período.
Vendas de fim de ano: contratação de temporários!
A partir do início de dezembro, uma verdadeira onda de clientes vai atravessar as portas do seu ponto de venda em busca de produtos. Esse será um período de muita correria. Por isso, é importante contratar novos funcionários, mesmo que temporários. E para que essa etapa seja bem-sucedida, é fundamental planejar com antecedência.
Uma excelente ideia é antecipar a contratação desses profissionais para novembro. Afinal, eles precisam de alguns dias de treinamento antes que o “campeonato” comece. Esse período é fundamental para que eles se adaptem à política da loja, conheçam os processos e entendam suas funções com calma.
Assim, quando o aumento no fluxo de consumidores chegar, a equipe estará totalmente preparada para lidar com a demanda.
Invista na capacitação da sua equipe!
Uma forma de aumentar suas vendas de fim de ano é investir na capacitação de seus funcionários, tanto os novos quanto os antigos. Seu time precisa aprender ou reciclar técnicas de venda, já que muitos fregueses indecisos vão entrar no seu estabelecimento e é fundamental saber como lidar com esse público.
O bom atendimento ao cliente é sempre um diferencial. Um consumidor que se sente bem atendido provavelmente voltará. Garanta que seus vendedores conheçam as melhores técnicas de abordagem aos clientes e saibam ser educados, empáticos e atenciosos.
Reduzir falhas no atendimento no final do ano significa aumentar as vendas.
Vendas de fim de ano: monitore o desempenho e estabeleça metas!
Essa é uma época que exige o máximo de atenção, por isso, é fundamental manter um diálogo constante com a sua equipe. Realize reuniões sempre que possível, forneça feedbacks e corrija falhas pontuais.
É essencial saber liderar, transmitindo confiança a todos os colaboradores. Isso os ajudará a alcançar as metas, além de garantir que o trabalho seja bem feito. Ter essa flexibilidade é um grande diferencial.
É fundamental traçar metas alcançáveis para cada membro da sua equipe. Mantenha seus funcionários motivados, pois este é o período em que a demanda de trabalho será maior. Por isso, utilize técnicas para mantê-los sempre motivados. Aumente as bonificações, ofereça incentivos e crie um ambiente que motive seus funcionários a desempenharem bem suas funções.
A decoração natalina é sua aliada!
A decoração natalina é um fator importante para as suas vendas de fim de ano. Muitos clientes saem de casa literalmente para fazer compras para o Natal, e uma maneira eficaz de atraí-los para o seu ponto de venda é fazer com que eles entrem no clima dessa data.
A decoração serve como um impulso para os fregueses comprarem com você. Invista em árvores de Natal, luzes e outros adereços. NO caso das franquias, use a decoração proposta pela marca. Os consumidores buscam mais do que apenas realizar compras, eles querem na verdade, uma experiência de Natal. Um ambiente temático pode fazer o cliente se sentir convidado a entrar no seu estabelecimento, mesmo que seja por pura curiosidade. E, como você sabe, quanto mais pessoas entrarem na sua loja, maiores serão suas chances de fazer vendas no fim de ano.
Vendas para o Ano Novo
Muitos lojistas cometem o erro de concentrar suas atenções apenas no Natal e se esquecem do Réveillon. O Natal é realmente a principal data do fim de ano, mas muitos fregueses acabam deixando as compras para depois do dia 26, seja para evitar a correria das lojas ou simplesmente por falta de tempo, já que muitos brasileiros costumam estar de férias justamente após o dia 25 de dezembro.
Por isso, é essencial ter estoque para esse segundo momento. Imagine vários consumidores entrando no seu ponto de venda e você simplesmente sem produtos para vender. Se programe para isso. Você pode até investir em peças na cor branca, já que é a cor predominante na virada do ano.
Saber se planejar para este período significa aumentar suas vendas de fim de ano. Siga essas dicas e já começar a se planejar.
Vendas de fim de ano: eu posso te ajudar!
Quer se preparar da melhor forma para as festas de fim de ano? Eu posso te ajudar!
Meu nome é Valquírio Cabral e tenho mais de três décadas de experiência no setor, incluindo gestão em unidades de franquias de marcas como Arezzo, Lupo, Reserva e Pandora.
Criei uma palestra interativa para equipes de vendas, focada em maneiras de melhorar o atendimento ao cliente e aumentar as vendas. Essa palestra já foi realizada em diversas empresas, gerando melhorias nos resultados e diversos feedbacks positivos.
Se você quer descobrir como essa palestra pode ajudar o seu negócio, não hesite em falar comigo. Estou aqui para ajudar a transformar desafios em oportunidades de crescimento para o seu estabelecimento. Além disso, também faço consultoria financeira para lojas do setor varejista, ajudando a recuperar os resultados do período anterior à pandemia.
Para mais informações ou para conversar diretamente comigo, clique aqui e receba dicas personalizadas. Aproveite que está aqui no blog e descubra como as mudanças climáticas podem impactar seus resultados.
Até a próxima!
Add a Comment