Veja dicas para lojistas que precisam vender mais.

Dicas para lojistas: como conquistar clientes e enfrentar as grandes redes?

Já está chegando a hora do meu webinar gratuito que trará muitas dicas para lojistas. Você será surpreendido com uma quantidade enorme de informações, todas elas relevantes para o sucesso do seu negócio.

Se a situação não está boa, se existem problemas no atendimento, se os clientes desapareceram, se o lucro despencou, se proprietário do ponto não quer renegociar o contrato, se acalme. Participe do webinar e encontre as respostas que está procurando!

Eu vou adiantar algumas dicas para lojistas no artigo de hoje, para você já ir se aquecendo, já começar a entrar no clima. Porém, primeiro, preciso avisar que as vagas estão acabando. Há um número limitado de participantes no ambiente virtual e temos pouca disponibilidade. Por isso, é bom se apressar.

Se quiser garantir sua participação gratuita no webinar “O Futuro do Varejo: Loja de Shopping, de Rua ou E-commerce”, clique aqui e faça sua inscrição. O evento acontecerá nesta quarta-feira, dia 09 de junho, a partir das 16h. Ao se inscrever, você receberá imediatamente um e-mail com as informações de acesso. Participe!

E agora vamos logo às dicas para lojistas! Eu trouxe um convidado especial para me ajudar neste artigo. Olha só!

Dicas para lojistas: o empreendedor precisa pensar como consumidor!

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É isso mesmo! Por que você gosta de ser bem tratado quando é o consumidor, e não implanta na sua loja essas mesmas regalias para os seus clientes? Essa ideia é defendida pelo Marco Antonio Vidal, que estará ao meu lado no webinar e que me concedeu uma entrevista para o blog.

O Marco é o CEO da be.MAV, uma empresa especializada em meios de pagamento para o varejo. Ele tem mais de 20 anos de experiência desenvolvendo soluções e ideias para aproximar o consumidor do empreendedor. Ele criou um sistema virtual que “coloca” o cliente dentro da loja, chamado Especial Você (EV). E durante a pandemia do novo coronavírus, desenvolveu uma plataforma para apoiar e fortalecer o comércio local, a VejAqui.

Veja o que ele me disse sobre utilizar as experiências como consumidor quando estivermos do outro lado do balcão, comandando nossas lojas:

“Sempre usei programas de fidelidade. Sempre voei TAM (atualmente chamada de Latam) e American Arlines para atingir a pontuação e ser tratado como vip. Todos gostamos desses pequenos privilégios, certo? Porém, uma coisa que não entendo é por qual motivo o pequeno e o médio comerciante gosta desse tipo de benefício como consumidor, mas não implanta uma estratégia parecida no negócio dele. Isso faz parte da empatia”.

A empatia fideliza a clientela e aumenta o lucro!

Dicas de atendimento ao cliente.

Nenhum conjunto de dicas para lojistas estaria completo sem falar de empatia, da relação com o consumidor. Muitos comerciantes agem como se o cliente tivesse obrigação de comprar em suas lojas. Mas é lógico que ele não tem. Se você não está vendendo a última garrafa de água mineral disponível no deserto, comece logo a sorrir e caprichar no atendimento. Ou o consumidor vai para a concorrência!

Vou contar uma historinha que aconteceu em uma de minhas lojas, alguns anos atrás. Eu tinha um novo funcionário, que estava indo muito bem. Era jovem, esperto, motivado e sabia vender. Um dia, entrou uma cliente muito humilde querendo comprar um pijama. Ela estava com as roupas, o rosto e os braços sujos, com aparência de quem não tomava banho há alguns dias. Esse meu vendedor começou o atendimento de uma forma seca, distante, desinteressada… bem diferente de como costumava agir.

Por sorte, eu estava na loja e discretamente pedi a ele que fosse checar algo no depósito. Concluí o atendimento eu mesmo. Fiz a venda, embrulhei o pacote, fechei o pagamento e me despedi daquela senhora. Depois chamei o vendedor e disse a ele: “aqui, não importa se o cliente tem duas cabeças ou sete braços, se está arrumado ou maltrapilho, se sabe se expressar ou se nem consegue dizer direito do que precisa. Existem dezenas de lojas aí fora e ele escolheu entrar aqui. Ele nos escolheu. É nossa obrigação agir com simpatia e educação”.

Aquele vendedor ouviu esse conselho, parou de agir com preconceito e foi tão bem que, alguns meses depois, virou gerente da loja. E depois de mais dois ou três anos pediu demissão e montou o próprio comércio, que já tem duas filiais. Somos amigos até hoje.

Portanto, anote aí uma das principais dicas para lojistas: seja empático!

Dicas para lojistas: qualidade do atendimento é cada vez mais importante!

Você precisa de dicas para lojistas?

Esse bloco aqui do artigo eu nem vou me dar ao trabalho de escrever. Quando pedi ao Marco Vidal dicas para lojistas, ele também começou a lembrar de algumas histórias dele como consumidor. E todas passam pela qualidade do atendimento.

Veja alguns trechos do que ele me contou e poderá abordar com mais detalhes no webinar.

“O que vai diferenciar o pequeno e o médio varejo é a empatia. Posso dar um exemplo, extremamente recente, que é uma sorveteria do lado da minha casa. Fui comprar sorvete com a minha neta. Era a primeira vez que eu entrava lá. Fui extremamente bem atendido pelo gerente, o que me motivou a voltar uma segunda vez e comprar sorvete. Na terceira vez em que fui com a minha neta, o atendente já sabia o nome da minha neta, já sabia o sabor que ela gostava. Então essa ação empática criou uma situação que nos faz voltar sempre.

As pessoas compram por necessidade ou desejo. A empatia ajuda você a criar o desejo.  Ou seja, motivar o consumidor a comprar um sapato que nem ele sabia que queria. 

Posso dar outro exemplo de uma loja de calçados do lado da minha casa. Enquanto teve uma gerente que atendia super bem, conversava, era agradável, lembrava da pessoa, do que ela gostava, a loja foi para a frente. O dia em que ela saiu, a loja afundou.

Ou seja, o pequeno lojista depende também – e muito – de pessoas. Tem que investir e treinar as pessoas certas. A tecnologia só serve para colocar o cliente dentro da loja. Quando o cliente entrar na loja, o resto depende de você”.

E o que mais você vai ver no Webinar?

Você percebeu que o Marco Vidal acabou o depoimento dele falando sobre a relação entre tecnologia e atendimento. A parte da tecnologia será contada em detalhes durante o webinar. Ele vai mostrar inovações de baixo custo que você pode implantar na sua loja para melhorar os resultados.

E também terei como convidado o Daniel Cerveira, advogado especializado em Direito Imobiliário que vai falar sobre negociação com os donos do ponto de venda, seja na rua ou no shopping center. Nos últimos meses, ele atuou numa quantidade enorme de causas e ajudou muitos lojistas que enfrentaram problemas com os proprietários.

Participe. Lembrando: o webinar “O Futuro do Varejo: Loja de Shopping, de Rua ou E-commerce?”, acontece dia 09 de junho, às 16h. Garanta logo a sua vaga. Você pode fazer sua inscrição clicando aqui!

Até lá!

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