Você, lojista, está buscando dicas para vender mais no Dia das Crianças? Está coberto de razão, pois essa data não pode passar em branco, mesmo que o seu público-alvo prioritário não seja formado por… crianças. Vou te explicar como aproveitar esse momento festivo para agarrar uma fatia do lucro imenso esperado pelo comércio neste ano.
Segundo estimativas da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), esse ano o Dia das Crianças deve registrar um crescimento de 3,4% no volume de vendas do varejo.
Ainda de acordo com a CNC, a expectativa é de que, durante esse período, as vendas consigam movimentar aproximadamente R$ 7,4 bilhões. Se isso se confirmar, será o melhor desempenho dos últimos 4 anos!
A adolescência não costuma ser uma fase fácil. Em quase todas as situações, os filhos começam a dizer que já são grandes. Mas quando chega o Dia das Crianças, repentinamente essa versão adulta desaparece e eles querem ganhar presentes de qualquer jeito.
E é claro que os pais acabam cedendo e compram alguma coisa para agradar os filhos. E é aí que você, que não vende brinquedos, pode lucrar. Vou te dar algumas dicas preciosas hoje. E se, ao fim da leitura, ainda tiver dúvidas, clique aqui e mande uma mensagem.
Dicas para vender mais no Dia das Crianças: demonstre interesse
Quando a criança entra na fase de transição para a adolescência, os gostos dela acabam mudando. Então, os pais podem chegar na sua loja um pouco perdidos, sem saber muito bem o que comprar.
Quanto mais você demonstrar interesse e tentar ajudá-los, maior serão as chances de fechar a venda. Por isso, faça perguntas sobre o adolescente, entenda como ele é, o que gosta de fazer no tempo livre…
Assim é possível compreender quais produtos da sua loja podem ser interessantes para o cliente e quais nem precisam ser oferecidos.
Por exemplo, eu tenho uma loja da Pandora. Se uma mãe chegar aqui em busca de um presente para a filha que está exatamente nesse período de transição para a adolescência, com certeza indicarei um colar com um pingente delicado ou um bracelete.
Meninas nessa idade costumam estar em busca de joias, sandálias mais “descoladas”, bolsas, roupas mais adultas etc.
Portanto, converse com os pais, faça perguntas! Atenção é um fator de extrema importância nesse momento.
Você também precisa deixar claro que conhece o que está vendendo!
Entre as dicas para vender mais no Dia das Crianças, posso destacar essa: demonstrar conhecimento sobre os produtos que comercializa.
Se a sua loja vende artigos de esportes e chega um cliente que deseja dar ao sobrinho uma chuteira, mas não entende nada sobre o assunto, você precisará ajudar!
Mostre que realmente entende sobre o produto que está vendendo. Por exemplo, a chuteira para o futebol de campo é bem diferente daquela usada no futebol de salão!
Se você não souber tirar as dúvidas do cliente, certamente ele irá sair à procura de outra loja em que haja vendedores capazes.
Caso a pessoa já entenda sobre o produto que deseja adquirir, ainda é necessário ter conhecimento sobre o assunto, pois assim é possível conversar com o consumidor de igual para igual.
Dicas para vender mais no Dia das Crianças: compartilhe experiências
Sabe o que os clientes adoram? Vendedores que possuem empatia e compartilham suas experiências. Essa é uma dica valiosa, anote ela aí!
Ao fazer isso, você faz com que o consumidor se sinta muito mais à vontade e seguro para realmente comprar em sua loja.
Mostre ao cliente que entende a situação, crie uma conexão com a informação que ele está apresentando! Vou te dar um exemplo:
Uma cliente foi até a sua loja procurando por uma sandália para dar de presente para a neta, mas não sabe como escolher. Se você tiver uma filha ou sobrinha com gosto parecido, consegue indicar um produto baseando-se apenas em sua experiência.
Pode dizer “Minha filha também queria uma sandália. Dei essa daqui e ela amou!”. Com certeza, a cliente ficará muito mais propensa a fechar a venda!
Dicas para vender mais no Dia das Crianças: crie uma lista de consumidores finais!
Está anotando todas as dicas para vender mais no Dia das Crianças? Guarde tudo e depois coloque em prática, ok?
Essa é a última dica que separei para hoje: criar listas com os diferentes tipos de consumidores finais. Nesse caso, os adolescentes.
Analise todos os produtos que vende e quais podem ser oferecidos para cada tipo de adolescente, considerando contextos variados.
Ao organizar essas listas, ficará muito fácil de se preparar para as situações que precisará enfrentar! Para exemplificar:
Na minha loja Pandora, vendo braceletes, brincos, colares, anéis e charms (pingentes). Provavelmente, uma adolescente de 13 anos adoraria um colar ou um bracelete. Já uma de 14 anos gostaria muito mais de um anel ou de um brinco de argola.
Entendeu como funciona essa lista? Você vai separando de acordo com as idades de seus possíveis consumidores finais.
Consultoria especializada para lojistas de todo o Brasil!
Agora que você já viu várias dicas para vender mais no Dia das Crianças, corra para fazer as mudanças necessárias no atendimento. Você vai ver as vendas aumentarem! Não é difícil fazer o que expliquei hoje. Basta ter dedicação e força de vontade!
E depois que o feriado passar, você pode aproveitar essas dicas para continuar lucrando. Afinal, o cliente gosta de vendedores que demonstram interesse e conhecimento em qualquer época do ano!
Conte comigo para te ajudar a criar estratégias de venda. Eu tenho uma longa vida empresarial, com sucesso atuando tanto na indústria quanto no varejo. Hoje, sou franqueado multimarcas e administro diversas lojas. Além disso, ensino lojistas e a força de vendas a alcançarem resultados melhores.
Conheça a minha palestra que prepara a força de vendas para o mundo pós-pandemia.
Posso te ajudar a criar estratégias para as próximas datas comemorativas, como o Natal.
E se quiser conversar comigo e tirar qualquer dúvida, é só clicar aqui!
Add a Comment