Hoje, irei apresentar dicas de vitrinismo, um assunto extremamente relevante para todo varejista. Vou começar com uma pergunta: quando o cliente passa na frente de sua loja, será que ele sente que está sendo convidado a entrar e conferir a mercadoria?
Existe uma estratégia que se chama Visual Merchandising e, dentro dela, você encontra a área de vitrinismo, que diz respeito a técnicas de decoração como forma de atrair o cliente e de incentivá-lo a fazer uma compra.
Sabia que 80% dos consumidores decidem adquirir um produto depois de vê-lo em uma vitrine? As pessoas são altamente influenciadas pelo estímulo visual, conforme uma pesquisa feita pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em 2019.
Já um estudo realizado pelo IEMI (Inteligência de Mercado), avaliando o comportamento de compra da mulher quando o assunto é moda íntima, revelou que, se a vitrine não for atrativa, cerca de 81% delas desistem de entrar na loja.
Ou seja, não dá para o varejista trocar as peças expostas a cada dois meses. Se seu objetivo é realmente vender e lucrar, então você precisa dar mais atenção para essa área!
E como meu foco é ajudar os lojistas, separei algumas dicas sobre o tema. Caso tenha qualquer dúvida, ficarei feliz em respondê-las. É só clicar aqui e me enviar uma mensagem.
Dicas de vitrinismo: como as vitrines surgiram?
Não se sabe ao certo quando o comércio surgiu. Mas havia lugares para negociar comida, especiarias, tecidos e ferramentas rústicas em diversas civilizações mais antigas, como a Roma dos imperadores e a Grécia na época dos grandes filósofos. Talvez não com o nome de “loja” ou “comércio”, mas os vendedores exibiam seus produtos e recebiam os clientes.
Com o início da Idade Média, as lojas desapareceram e deram lugar às feiras livres. Foi só quando começou o período da Renascença que elas voltaram a aparecer. Mesmo assim, sem muita organização e com nenhum cuidado com o visual.
A ideia de vitrine surgiu durante a Primeira Revolução Industrial, no século XIX. Na época, os joalheiros passaram a exibir seus produtos na parte da frente da loja.
Elas se tornaram parecidas com o conceito que conhecemos hoje apenas no reinado da Rainha Vitória, entre 1832 e 1895. Porém, é a França que fica com o prêmio por criar uma decoração capaz de atrair muitos clientes.
No ano de 1852, as lojas de Paris já dominavam a arte do vitrinismo, fator que evoluiu conforme o tempo passava e a sociedade se transformava.
Dicas de vitrinismo: O que é o vitrinismo dentro do Visual Merchandising?
Visual Merchandising é uma técnica que o setor varejista utiliza com o objetivo de melhorar a forma como a loja é apresentada aos clientes.
Já o vitrinismo é uma área específica dentro dessa estratégia que procura maneiras de montar a vitrine, visando atrair o cliente e convencê-lo a comprar aquele produto exposto.
Em outras palavras, significa criar no consumidor o desejo de conferir o que aquele estabelecimento tem a oferecer.
Por isso, cada detalhe incorporado na vitrine é relevante. Fazer uma decoração atraente é o segredo para aumentar a clientela.
Dicas de vitrinismo: saiba como criar uma vitrine perfeita
Já que o objetivo de hoje é trazer dicas que te ajudem a montar uma vitrine perfeita, chegou a hora de entender como fazer isso!
Confira algumas orientações:
1- Invista na iluminação
Você alguma vez escutou as pessoas falando que a iluminação é capaz de mudar o clima de um ambiente? Isso é puramente verdade.
Além de visível, a vitrine precisa ter bastante luz. Por exemplo, ela pode ser utilizada para dar destaque naquele look que virou tendência ou então no tênis que foi lançado recentemente.
2- Escolha as cores
A cor é um elemento de composição. Então comece definindo os tons que farão parte da decoração e escolha as peças conforme a paleta desejada.
Uma dica é aproveitar as datas promocionais. Por exemplo, no Dia dos Namorados, você pode apostar em cores como rosa e vermelho, trazendo um ar romântico.
Assim como no Natal dá para colocar produtos em tons avermelhados, esverdeados e dourados.
3- Deixe espaços vazios
Ao contrário do que parece, os espaços vazios em uma vitrine servem para dar destaque às peças em exibição e impedem que o ambiente fique poluído visualmente.
Preste atenção nesse tópico porque ele é um dos mais importantes: nossa mente é hierarquizada. Então, se eu olho uma vitrine e vejo aquela joia em destaque, minha mente automaticamente entende que não tem problema pagar mais caro pelo produto.
Só que quando há vários acessórios misturados, a atenção que vou dar será bem menor. O que irá me desestimular a comprar a joia.
4- Use manequins e expositores
A maior função de um manequim é mostrar ao cliente como aquela roupa fica no corpo. Será que aquele vestido é largo ou muito colado?
Minha dica é que você coloque os manequins em posições diferentes. Evite aquela postura comum, rígida. Dê preferência para algo mais natural, como se ele estivesse posando para uma foto.
E tente não deixar os expositores no chão. Os produtos terão maior evidência se o lojista for criativo, colocando tudo de forma estratégica na vitrine.
5- Brinque com as texturas
Assim como a cor dos produtos na vitrine chama a atenção, isso também vale para as texturas. Uma peça feita de lantejoulas é brilhante, por isso captura o olhar do cliente que está do outro lado da rua.
6- Aplique estímulos sensoriais
Quem nunca foi ao shopping e passou na frente de uma loja super cheirosa? Quando isso acontece, dá até vontade de parar tudo o que se está fazendo e entrar no local só para sentir mais aquele perfume.
Vários varejistas já se aproveitaram dessa técnica. Ao estimular o olfato do cliente, você acaba deixando uma marca em sua memória.
Toda vez que ele sentir aquele perfume, vai saber que passou pela loja ou que tem uma ali perto.
7- Mude a vitrine frequentemente
Tem varejistas que trocam as peças da vitrine uma vez por mês ou a cada dois meses…
ISSO NÃO ESTÁ CERTO!!!! Troque a cada 15 dias. Se der, mude semanalmente. Todo mundo gosta de novidade. Se o cliente passa em frente à loja e vê sempre a mesma coisa, não entra. E se ele não entra, o que acontece? Você NÃO VENDE!
Dicas de vitrinismo: Como decorar a vitrine quando o varejista é franqueado?
Depois de apresentar diversas dicas de vitrinismo para o lojista, eu preciso lembrar que elas são válidas para quem é 100% dono do próprio negócio. O que, evidentemente, não ocorre em franquias.
O franqueado, geralmente, recebe do franqueador uma orientação para a montagem das vitrines. Nesse caso, é preciso seguir a determinação à risca, sem improvisos.
Porém, hoje em dia, os franqueadores estão mais flexíveis para eventuais liberações em relação a padronização. Se você, franqueado, acha que está recebendo orientações insuficientes ou que o seu público em específico reagiria melhor a outro tipo de vitrine, tente agendar uma reunião com o franqueador. Existe a chance de sair do encontro com uma autorização para que coloque em prática as suas ideias.
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Utilizar a estratégia do vitrinismo é a melhor forma de garantir que o público fique atraído por sua vitrine, a ponto de entrar na loja e comprar as mercadorias exibidas.
Aprender a montar uma vitrine atrativa é fundamental para aumentar as suas vendas e adquirir mais consumidores. É claro, se você tiver dificuldade nessa tarefa é só entrar em contato comigo. Ficarei feliz em orientá-lo nessa jornada!
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