estoque encalhado

Estoque encalhado: como resolver o problema?

Estoque encalhado significa apenas uma coisa para a sua loja: dinheiro indo para o ralo. E não é esse o seu objetivo, certo? Ninguém compra mercadoria achando que ela vai ficar parada, só acumulando poeira e teia de aranha. Acontece que esse é um problema que pode ser evitado facilmente se você implementar uma estratégia de gestão de estoque eficiente!

Há certas situações que não podem ser previstas e acabam abalando todas as nossas metas. É o caso da pandemia da Covid-19. Duvido que algum varejista tivesse imaginado que sofreria grandes prejuízos por causa de uma doença vinda de outro continente e que se espalhou por todo o mundo em um piscar de olhos.

Lojas que estavam com depósitos enormes e prontas para vender em datas comemorativas, a exemplo do Dia das Mães, de repente se viram no meio de uma confusão enorme. Restrições sendo impostas e comércio fechando as portas resultaram em poucas vendas e baixo lucro.

Mesmo aqueles que tinham se planejado de maneira eficaz sofreram os impactos negativos da crise econômica dos últimos dois anos.

E agora que tudo está voltando ao normal, fazer uma boa gestão nunca foi tão importante. Para se prevenir e garantir que seus gastos estão sendo revertidos em lucro, vou te mostrar como transformar seu estoque encalhado em dinheiro.

Como sempre, me coloco à sua disposição caso precise conversar comigo ou tirar alguma dúvida. Basta clicar aqui e me mandar uma mensagem.

Estoque encalhado: por qual motivo aquela mercadoria não vendeu bem?

Mercadoria parada no depósito da loja nunca é um bom sinal. Assim que você perceber que tem produtos encalhados, faça uma lista de todos eles. Um inventário do estoque.

O próximo passo é avaliar o motivo daqueles itens não terem sido vendidos. Há várias razões, como, por exemplo, a falta de visibilidade, preços acima do aceitável e a falta de demanda.

Entendendo isso, você consegue encontrar uma solução para o problema. No caso de falta de visibilidade, basta somente ficar atento para se planejar melhor na hora de promover suas coleções.

Já em relação ao valor da peça, o empresário tem que se certificar de que está precificando suas mercadorias de maneira justa. Não dá para precificar um par de tênis por R$ 800,00 quando os concorrentes vendem o mesmo produto pela metade do valor.

É fundamental observar como anda o comércio ao seu redor e levar em consideração os hábitos de consumo dos seus clientes. Assim fica mais fácil evitar que situações do tipo aconteçam com frequência.

estoque encalhado

Que tal colocar os itens parados em promoção?

A solução mais rápida para o varejista que precisa se livrar de produtos jogados no canto do estoque é realizar uma boa liquidação! Mesmo que essa alternativa exija uma redução no lucro, pelo menos te ajuda a recuperar o dinheiro investido.

Faça promoções atrativas para os clientes, como no estilo “compre três camisetas e pague somente duas”. Ou coloque a peça encalhada como brinde de um produto que costuma sair bastante e de maior valor agregado.

Você também pode montar um kit combinando peças com problemas para vender, junto de algo com bastante rotatividade.

E ainda deixo uma última ideia aqui: crie uma outlet. Pode ser um espaço específico da sua loja física, onde todas as peças na arara estão em promoção.

Estoque encalhado: será que a descrição do produto chama a atenção?

Na hora de fazer a divulgação de sua mercadoria, não basta publicar uma foto e falar o que é aquele produto. Quanto mais detalhes o lojista oferecer, mais fácil será convencer o cliente a adquirir o item em questão.

Coloque-se no lugar do consumidor! Se você visse uma loja fazendo uma publicação sobre um tênis bem popular, o que gostaria de saber? Só a qualidade, cor, tamanhos disponíveis e marca do fabricante? Ou também se ele é indicado para alguma atividade específica, como caminhadas, corridas etc.?

Por isso, pense bastante da descrição! Avalie se contém todas as informações necessárias. Às vezes, trocar algumas palavras já é o suficiente para aquela apresentação ficar mais atrativa.

Essa dica é importante. Nem sempre o consumidor compra o produto porque entrou no seu comércio e gostou. Muitas vezes, ele vê o item nas suas redes sociais.

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Aprenda a fazer uma boa gestão para não ter estoque encalhado!

Produtos encalhados trazem diversos problemas para o varejista, principalmente em relação ao dinheiro. Se você investe um bom dinheiro em mercadoria e ela não sai do depósito, a loja sofre prejuízos financeiros.

E essa situação também faz com que comece a faltar espaço para armazenar novos produtos. Aos poucos, a loja observa uma diminuição em suas vendas e, de modo proporcional, percebe um aumento no acúmulo de itens que já deveriam ter saído das prateleiras.

A melhor dica que posso te oferecer na hora de fazer uma gestão de estoque eficiente é ter o controle das suas mercadorias. Para isso, existem alguns passos:

1) Mantenha um inventário atualizado. Cadastre todos os produtos e a quantidade disponível de cada um deles em uma planilha.

2) Compre segundo a demanda. Nada de investir mais do que o necessário por “achar” que vai conseguir vender.

3) Procure fechar negócio apenas com fornecedores confiáveis e que façam um bom preço.

4) Tenha um calendário de reposição. Só compre peças novas quando chegar a data certa.

5) Sempre leve em consideração os hábitos de consumo dos clientes. Se eles gostam de calças skinny, não adianta comprar só calça flare.

Para o lojista que nunca foi de se programar, pode ser que montar um planejamento de gestão de estoque seja um pouco complicado. É por esse motivo que estou aqui! Te ajudo nessa missão, avaliando seu negócio e criando estratégias personalizadas para o seu varejo.

Entre em contato comigo clicando aqui e evite problemas com seu estoque!

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Consultoria especializada para indústrias e empresas que atuam no varejo de todo o Brasil!

As suas mercadorias têm se acumulado no estoque e você não sabe como desencalhar esses produtos? Eu te mostro como resolver o problema, transformando itens parados em dinheiro!

Me chamo Valquírio Cabral Júnior, sou franqueado multimarcas e trabalho no varejo há mais de 30 anos. Atualmente, estou à frente de mais de 25 lojas e tenho uma ampla experiência no setor.

Presto consultoria especializada para indústrias e empresas que atuam no varejo de todo o Brasil, ajudando-os com diversos desafios enfrentados no segmento do varejo. Clique aqui para conversar comigo e receber mais dicas sobre como se livrar do estoque encalhado.

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