amigo-secreto

Amigo-secreto movimenta bilhões e pode aumentar o faturamento da sua loja

O período de festas de final de ano é recheado de tradições, como a ceia, o momento da troca de presentes e o amigo-secreto ou amigo-oculto. Tudo isso serve para estimular as vendas: as promoções aparecem, o movimento aumenta e as vendas seguem nessa mesma direção. E destaco que a brincadeira do amigo-secreto é uma excelente oportunidade de você incrementar o faturamento e ingressar em 2023 com mais dinheiro em caixa.

Embora ainda ocorram preocupações com variantes da Covid-19, o fato é que os efeitos nocivos da pior etapa da pandemia já diminuíram. A população voltou a comprar e a circulação nas lojas físicas aumentou. O e-commerce também cresceu. E tudo isso colabora para que o amigo-secreto retorne com a potência de consumo vivenciada antes do período de restrições.

As expectativas são positivas! Um estudo realizado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), contando com a parceria da OfferWise Pesquisas, indica que aproximadamente 36% dos consumidores pretendem participar de alguma brincadeira de amigo-secreto este ano. São, portanto, 58,6 milhões de pessoas, ou melhor, de clientes em potencial para o seu negócio.

Vou apresentar a você um pequeno cálculo. A mesma pesquisa indica que o valor médio do presente de amigo-secreto deve ficar em R$ 74,00. Basta multiplicar pelo número em potencial de participantes desta brincadeira (vou arredondar para 58 milhões). Teremos uma injeção superior a R$ 4,2 bilhões na economia, só por conta dessa brincadeira tradicional.

Por conta disso, é fundamental que as lojas também estejam organizadas para esse evento. Considero esse tipo de detalhe fundamental para agregar valores e liberar o estoque para o final de ano. A montagem de kits, por exemplo, é uma boa alternativa. Disponibilizar vale-presentes também é interessante, já que muitas pessoas podem desconhecer as preferências do amigo sorteado, principalmente quando se trata de cores ou tamanhos de roupas.

As opções estão aí. Grande parte dos clientes está com mais dinheiro, devido ao pagamento do 13º salário. E isso estimula a compra de presentes ou lembranças. Reforço a necessidade de que o lojista esteja atento a essa demanda. Alavancar as vendas no final de ano é fundamental para fechar as contas em dia e começar o próximo ciclo com maior tranquilidade. Uma boa estratégia para aproveitar esse momento faz toda a diferença!

Vou apresentar neste artigo algumas ideias de como sua loja pode aproveitar o amigo-secreto para melhorar o faturamento. Em caso de dúvidas, você pode me mandar uma mensagem a qualquer momento. Clique aqui que estarei à sua disposição!

amigo-secreto

Amigo-secreto: as origens da brincadeira que ganhou o mundo!

Embora seja muito popular no Brasil, a origem do amigo-secreto não é nacional. Não se sabe ao certo como tudo começou, mas existem pelo menos três teorias que são aceitas para tentar explicar o surgimento da brincadeira.

A tradição teria origem na Grécia antiga, de uma maneira nem tão organizada. Explico: a população resolvia presentear pessoas influentes, de forma totalmente aleatória. Isso acontecia em datas festivas.

Outra hipótese destaca que o evento começou em meados do século XVIII, com os povos nórdicos. A ideia era trocar presentes como uma forma de celebrar o pacto feito entre humanos e deuses.

Uma terceira suposição é a de que tudo começou com operários norte-americanos que queriam presentear amigos em confraternizações no final de ano, mas havia um problema: nem todos tinham relações tão próximas. Por isso, teriam criado a brincadeira, elaborando um sorteio, onde não haveria espaço para preferências. A ideia, com isso, era estreitar os laços de amizade.

O fato é que, embora não tenha uma origem definida, o sentido da brincadeira se espalhou. Muitos povos adotaram a proposta, que se popularizou. E isso ajudou a estimular vendas e a movimentar a economia.

consultoria para loja

Amigo-secreto: Dicas para você vender mais!

Seja em loja física ou no e-commerce, você pode aproveitar o amigo-secreto para adotar uma estratégia de vendas interessante. O cliente pode querer desde uma lembrancinha até algo mais sofisticado.

Por isso, vou te apresentar dicas que podem facilitar a sua missão de atrair consumidores para comprar o presente na sua loja!

O primeiro desafio é preparar-se com tempo. A maioria das comemorações de amigo-secreto ocorre no Natal, mas algumas famílias e empresas deixam para o Ano Novo. Fique atento às tendências de consumo. Uma aliada que considero excelente para saber o que está em alta são as redes sociais. Elas trazem uma temperatura interessante sobre lançamentos e novidades. Lembre-se que “memes” e “febres” trazem mensagens subliminares importantes e também podem apontar tendências para aumentar as vendas.

Mas… e quem está comprando o presente não pode ter algum benefício? Claro que sim! Você pode estimular o cliente para uma compra associada. A dica que eu trago é oferecer um vale-presente de acordo com o valor do produto comprado. Quanto maior o preço do item, maior seria o vale, que seria destinado a quem comprou o produto.

Você também precisa ficar atento aos preços estabelecidos. Geralmente, as rodas de amigo-oculto estabelecem tetos máximos para o valor do presente, como R$ 30,00, R$ 50,00 ou R$ 100,00, por exemplo. Então, esteja preparado para oferecer opções dentro desses padrões básicos. 

consultoria para loja

Amigo-Secreto: a importância dos kits!

Esse é um ponto que considero fundamental para o sucesso de vendas em eventos como o amigo-secreto. Um kit de beleza pode incluir batons, cremes e produtos de maquiagem. Um conjunto de perfumaria pode ter sabonetes e loções. Um kit de verão pode contar com bonés ou viseiras, regata e short. Ideias não faltam, basta você exercer sua criatividade.  

Uma grande vantagem é poder variar a oferta. Além do preço, eu indico que você preste atenção também nos temas (cores e fragrâncias, por exemplo) e no gênero (masculino, feminino ou unissex). Você pode incluir brindes para agregar um diferencial no combo ou oferecer descontos.

Para o lojista, existem vantagens importantes. Além de movimentar o seu estoque, você pode aumentar o número de clientes, tanto em loja física como e-commerce. E tudo isso vai resultar no aumento do ticket médio da empresa.

consultoria para loja

Consultoria especializada para empresas e indústrias que atuam no varejo de todo o Brasil!

Muitas situações que podem trazer sucesso nas vendas passam despercebidas. Para melhorar o desempenho, é preciso organização e atenção no atendimento ao cliente.

E se você precisa de mais dicas para ter sucesso no varejo, eu posso te ajudar!

Meu nome é Valquírio Cabral Júnior, atuo como franqueado multimarcas e tenho mais de 30 anos de experiência no varejo. Sou responsável por mais de 25 lojas e conheço os caminhos para que você possa voltar a ter uma performance de resultados positivos, ao nível pré-pandemia.

Presto consultoria financeira especializada para empresas que atuam no varejo e redes de franquias de todo o país. Entre em contato comigo e venha saber mais. Basta clicar aqui para agendarmos uma conversa!

Até a próxima!

Compartilhe:

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *