CRM no varejo

CRM no varejo: como usar a base de dados para aumentar as vendas da sua loja?

O CRM no varejo desempenha um papel importante na gestão eficaz do relacionamento com o cliente. O uso de softwares para coordenar a base de consumidores permite uma aproximação mais efetiva, englobando desde o gerenciamento de contatos e leads até a administração de dados de vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de interação da empresa com seu público.

Posso dar como exemplo essa pesquisa realizada pelo site Infovarejo, com o título “Como o CRM impactou a fidelização no varejo durante a pandemia“, em 2020. O trabalho revelou mudanças no comportamento dos clientes de bares e restaurantes devido ao isolamento social. Os estabelecimentos enfrentaram enormes desafios para manter o fluxo de consumidores. No entanto, os locais que adotaram o CRM conseguiram identificar e se adaptar rápido a essa mudança de cenário, enviando ofertas personalizadas, anunciando promoções no delivery e mantendo uma proximidade com o público.

Vale para bares e restaurantes, vale também para o varejo de roupas, calçados, joias, bijuterias e acessórios. Atrair consumidores para uma loja vai além de simplesmente exibir produtos na vitrine. É necessário que os varejistas utilizem estratégias para entender o público-alvo, seus interesses e preferências, capturando-os da maneira certa.

Por isso, no artigo de hoje, vou te explicar as vantagens do uso do CRM no varejo e como essa ferramenta pode ajudar o seu negócio a ter uma aproximação maior com os fregueses. Para mais informações, clique aqui e converse comigo.

CRM no varejo

CRM no varejo: o que é?

Agora, vou te explicar melhor o que é o CRM no varejo. O CRM (Customer Relationship Management) é ter uma base de dados de toda clientela, é fazer uma análise do perfil de cada um, entender suas preferências de compra e frequência de visitas nas lojas. Ou seja, é se aproximar dessas pessoas que vão poder comprar mais vezes de você.

Para essa ferramenta funcionar, é muito importante cadastrar o consumidor. Mesmo que a balconista ou vendedora encontre dificuldades nesse processo, fazer isso permite manter um registro detalhado dos compradores e entender melhor o histórico de cada um. Isso não só ajuda a conquistar, mas também a fidelizar público a longo prazo.

O CRM no varejo é uma ferramenta que existe há bastante tempo. Grandes empresas como Arezzo, Lupo, Reserva e Pandora utilizam CRM em suas franquias para manter contato direto com o público.

Quando a Arezzo lança um novo produto, por exemplo, ela envia informações para os clientes cadastrados, que procuram o produto nas lojas. Esse contato direto ajuda a fidelizar e engajar o público, que acaba nem olhando o que a concorrência oferece.

Porém, implementar o CRM no varejo nem sempre é fácil. Normalmente, no início, é um pouco mais difícil convencer a sua equipe a fazer o cadastro de clientes que, muitas vezes, estão com pressa e não querem fazer um cadastro naquele momento.

Por isso, uma dose de paciência é fundamental na hora da venda. É essencial que a consultora destaque as vantagens, como descontos exclusivos, presentes de aniversário e acesso antecipado a promoções. O treinamento e preparo da equipe de vendas são fundamentais para o sucesso do CRM.

relacionamento com o cliente

Benefícios do CRM no varejo

O CRM permite não só a fidelização do cliente, como também possibilita criar um vínculo que pode evoluir para uma amizade.  Como o sistema colabora para que a consultora de vendas mantenha contato direto com o público através de mensagens pelo WhatsApp, informando sobre novos produtos e promoções, essa rotina de contatos estabelece uma proximidade que vai, muitas vezes, além do aspecto comercial.

Além disso, a comunicação permanente permite receber feedbacks, o que é essencial para melhorar produtos e serviços. O uso do CRM no varejo facilita essa interação direta, trazendo uma experiência mais personalizada para o cliente. E, o mais importante, esse relacionamento direto transforma o público em um aliado da marca, promovendo uma troca de informações que beneficia ambas as partes.

O CRM no varejo pode te ajudar até mesmo no lançamento de produtos. A franqueadora pode utilizar a base de dados coletada pelas franquias, para enviar informações diretamente ao público. Já está comprovado, inclusive, que essa iniciativa é até mais eficaz do que a publicidade tradicional, já que ela atinge diretamente o público interessado.  Com essa estratégia, é possível alcançar muitos fregueses de uma única vez, o que pode trazer um retorno significativo mesmo se apenas uma pequena parte desses clientes responder positivamente.

Por isso, manter uma base de consumidores atualizada é essencial. Cada cliente cadastrado representa uma oportunidade futura de venda. Ofereça incentivos, como descontos na próxima compra ou acesso exclusivo a promoções, para incentivá-los a se cadastrarem. Informe-os que, uma vez cadastrados, eles receberão informações sobre produtos, promoções, podem ganhar vouchers com descontos exclusivos e muito mais.

Incentive sua equipe de vendas

A equipe de vendas é uma peça-chave para o sucesso do CRM. Por isso, é preciso motivar constantemente esses funcionários para a implementação e manutenção de um CRM. Nas minhas franquias, bonificamos nosso time por cadastros realizados.   Esse tipo de incentivo, aliado a um bom treinamento, pode impulsionar o CRM na sua loja.

relacionamento com o cliente

Quer receber ajuda?

Se você é responsável por um negócio no varejo ou franquia e busca aumentar suas vendas, estou aqui para oferecer apoio especializado. Me chamo Valquírio Cabral e tenho mais de 30 anos de experiência no setor, incluindo gestão em franquias como Arezzo, Lupo, Pandora e Reserva.

Além de consultoria em estratégias de vendas, posso oferecer orientação financeira para ajudar o seu negócio a se recuperar ou a crescer.

Para equipes comerciais, desenvolvi uma palestra dinâmica focada em técnicas comprovadas para melhorar o atendimento e impulsionar as vendas. Essa palestra já foi realizada em várias empresas, recebendo feedbacks positivos que resultaram em melhorias significativas nos resultados.

Se você quer saber como essa palestra pode beneficiar sua equipe de representantes ou vendedores, clique aqui e converse comigo! Estou disponível para ajudar a transformar desafios em crescimento de vendas.

Aproveite que está aqui no blog e leia outro artigo em que mostro como a inteligência artificial pode ser uma aliada para o seu negócio.

Até mais!

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