Impacto no varejo

Impacto no varejo: veja como as mudanças climáticas interferem nos resultados!

As mudanças climáticas têm provocado cada vez mais impacto no varejo. Tempestades, enchentes, seca… tudo isso pode afetar a cadeira produtiva, o estoque e, finalmente, o faturamento.

Dados recentes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP)  divulgados pela Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras (APECC) mostram que 51% dos negócios varejistas na capital paulista sofreram algum tipo de impacto climático nos últimos 12 meses. Esses números evidenciam a necessidade urgente de adaptação por parte dos lojistas.

Para enfrentar esses desafios, é fundamental que os varejistas entendam como as mudanças climáticas podem afetar suas operações e o comportamento dos clientes. Ajustes nas estratégias de negócio e na forma de operar podem ser necessários para diminuir ameaças e tirar proveito das novas condições do mercado.

Neste artigo, vou te mostrar os impactos no varejo das alterações climáticas e apresentar estratégias práticas para ajudar sua loja a se adaptar a essas novas necessidades. Para mais informações, clique aqui e converse comigo.

Impacto no varejo

Impacto no varejo: entenda como as mudanças climáticas afetam o setor

O impacto no varejo das mudanças climáticas é cada vez mais significativo, afetando desde a cadeia de suprimentos até as preferências dos consumidores. Eventos climáticos extremos, como secas, enchentes e furacões, podem interromper o fornecimento de itens e até danificar as matérias-primas usadas na fabricação, como o algodão e o látex. Essas interrupções não só atrasam as entregas, mas também podem causar a falta de mercadorias e o aumento de custos, o que afeta diretamente o setor.

Como consequência, as alterações no clima também afetam as preferências dos fregueses. Por exemplo, uma onda de calor inesperada pode fazer com que as pessoas optem por roupas leves e frescas, mesmo no inverno. Isso significa que, em vez de comprar peças típicas da estação fria, como cachecóis, botas e casacos, os clientes podem acabar deixando esses itens de lado se o clima estiver mais quente do que o usual.

Até mesmo o transporte de mercadorias pode ser afetado. Se as rotas de deslocamento mudarem ou os preços dos combustíveis subirem, isso pode aumentar o custo dos produtos para o público. Além do mais, com verões mais longos e quentes, as lojas podem gastar mais com energia para manter o ar-condicionado ligado.

Impacto no varejo

O impacto no varejo pode ser minimizado com o uso de tecnologias verdes

Investir em tecnologias verdes pode ser uma solução prática para que o seu estabelecimento sinta menos os efeitos das mudanças climáticas e reduza seu impacto ambiental. Ao adotar energias renováveis – como painéis solares, lâmpadas LED e turbinas eólicas – você pode não apenas ajudar o meio ambiente, mas também consegue aliviar os seus custos operacionais no final do mês.

Além dessas tecnologias, muitas indústrias e marcas estão desenvolvendo materiais com menor impacto ambiental. Isso inclui roupas feitas de materiais reciclados, embalagens biodegradáveis e produtos que promovem a eficiência energética. Essa tendência não só atende à demanda crescente por práticas sustentáveis, mas também pode diferenciar sua loja da concorrência.

Outra forma que a indústria possui de investir em sustentabilidade é apoiar serviços que incentivam o consumo responsável, dando preferência a fornecedores que adotam práticas sustentáveis, produzindo mais com menos recursos. Além disso, a indústria vem implementando sistemas para reciclar os materiais de produção e reutilizá-los sempre que possível, diminuindo a necessidade de novas matérias-primas. Aliás, a iniciativa da reciclagem e reutilização de materiais também pode ser adotada pelo lojista com excelentes resultados.

Impacto no varejo

É preciso criar estratégias na indústria varejista!

Adotar práticas de produção mais enxutas para reduzir o impacto das alterações climáticas no varejo, como a fabricação sob demanda, é uma estratégia eficiente para otimizar operações e minimizar desperdícios e que a indústria já vem adotando há algum tempo.

Em vez de produzir grandes quantidades de produtos antecipadamente, a indústria deve fabricar somente quando há um pedido dos lojistas. Isso ajuda a reduzir o excesso de materiais e a evitar acúmulo desnecessário de estoque, o que pode resultar em grandes economias e menos desperdício.

Algumas marcas estão projetando roupas que podem ser usadas em qualquer período do ano. Essas peças não estão restritas a uma estação específica e, portanto, podem ser vendidas durante todo o ano. Isso não só aumenta a flexibilidade da oferta, como também ajuda a manter um fluxo constante de vendas e reduz a necessidade de promoções para diminuir o estoque.

As mudanças climáticas estão ocorrendo de maneira cada vez mais rápida e intensa. Por isso, é crucial que os lojistas se adaptem a essas condições para manter sua competitividade e não perder espaço no mercado. Faça as adaptações necessárias no seu varejo e se adeque as mudanças.

mudanças climáticas

E como os lojistas podem agir? Uma dica: fique de olho na água e na luz!

Pequenas atitudes podem fazer toda a diferença, tanto para o meio ambiente quanto para os gastos no fim do mês.

Sempre esteja atento a vazamentos de água na sua loja para evitar desperdícios. Você também pode investir em arejadores nas torneiras, o que ajuda a reduzir o fluxo de água. 

mudanças climáticas

Impacto do clima no varejo: lojista, compre produtos de limpeza biodegradáveis!

Optar por produtos de limpeza biodegradáveis é uma excelente maneira de colaborar com a sustentabilidade. Esses itens, em sua composição, utilizam ingredientes que se decompõem de forma natural, ao contrário dos químicos tradicionais que podem causar poluição e danos ao meio ambiente, além de demorarem anos para se decompor.

Essas atitudes podem levar a construção de uma imagem positiva da sua loja. Os clientes estão cada vez mais conscientes sobre questões ambientais e valorizam estabelecimentos que demonstram compromisso com essa causa. Ao seguir práticas ecológicas, o estabelecimento pode atrair fregueses que priorizam esses ideais.

mudanças climáticas

Aposte na conscientização dos seus vendedores!

Um dos aspectos mais importantes para a criação de práticas de responsabilidade ambiental em uma loja é o treinamento da equipe. Os funcionários são peças-chave e desempenham um papel fundamental. Conscientizar seus colaboradores sobre a importância da sustentabilidade não só aumenta a consciência ecológica dentro do ambiente profissional, mas também pode ajudar a reduzir gastos.

A capacitação pode ensiná-los a diminuir o consumo de energia, desligando luzes, ar-condicionado e outros equipamentos eletrônicos que não estão sendo usados.

Para reduzir o lixo, é importante parar de usar copos e outros plásticos descartáveis. Cada um leva cerca de 300 anos para se decompor. Por isso, a melhor opção é trocar por alternativas reutilizáveis.

Até mesmo o papel pode se tornar um vilão. Todo negócio precisa imprimir textos e relatórios, e isso gera uma grande quantidade de desperdício de papel. Uma boa dica é reutilizar esse material. Se realmente for necessário imprimir, aproveite o papel para outros rascunhos e sempre recicle esse item. Uma outra opção é tornar esses processos digitais. Use um sistema de documentação eletrônica.

Além disso, ensinar a equipe a cuidar dos resíduos de maneira eficiente, separando recicláveis e não recicláveis, é essencial para diminuir o impacto ambiental da loja.

O lojista também pode ir além e utilizar a equipe para ajudar os clientes a entenderem práticas sustentáveis. Invista em campanhas educativas que ajudem a criar uma consciência ecológica nos seus consumidores. Um exemplo disso é mostrar aos seus fregueses a importância de reduzir o consumo de plástico e incentivar o uso de sacolas reutilizáveis.

mudanças climáticas

Precisa de apoio para superar os desafios do varejo?

Se você gerencia uma empresa no varejo ou uma franquia e quer aumentar suas vendas, estou aqui para ajudar.

Sou Valquírio Cabral, com mais de 30 anos de experiência no setor, e multifranqueado de marcas renomadas como Arezzo, Lupo, Pandora e Reserva. Além de prestar consultoria a empresários para alavancar suas vendas, desenvolvi uma palestra interativa que foca em técnicas comprovadas para aprimorar o atendimento ao cliente e maximizar os resultados do seu time de representantes ou franqueados. Esta palestra já foi apresentada em várias empresas, sempre com avaliações positivas e impactos significativos nos resultados.

Quer saber como essa palestra pode transformar sua equipe de vendas ou franqueados? clique aqui para entrar em contato. Estou pronto para ajudar a transformar desafios em oportunidades de crescimento.

Aproveite e que está no blog e descubra como ter uma venda máxima. Também publiquei um artigo muito interessante sobre repasse comercial  e ensinei a como aproveitar o  CRM no varejo.

Até a próxima!

Compartilhe:

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *